Disciplina - Arte

Mr. Holland - Adorável Professor: Música para Sentir

Mr. Holland`s Opus, Drama, EUA, 1995, 140min., COR, Direção: Stephen Herek.

O filme conta a história de um músico que resolve lecionar para sua sobrevivência financeira, esperando ter mais tempo para se dedicar à composição de sua sinfonia. Porém, ele se engana e descobre que ser professor é algo muito mais complexo. Entra em conflito com seus alunos e percebe que necessitará de um trabalho muito maior para aproximá-los da música. A história permeia a vida pessoal do professor Holland, seus problemas e dramas familiares, angústias, desejos e pensamentos, e sua vida profissional, mostrando como ambas se misturam e se influenciam.

O trecho inicia com um fade in, ou seja, com a imagem de uma vela, aparecendo aos poucos, indicação que faz parte de um recorte histórico sobre a morte do músico John Lennon. Após esse argumento, podemos notar que o fato possui uma importância relevante para Mr. Holland, o qual chega em casa visivelmente desanimado e discute com seu filho Cole, por supor que ele não compreenda seus sentimentos. Cole, irritado, discute com o pai e o faz observar que apesar de sua surdez ele pode perceber e compreender a música e sua beleza. Depois dessa cena, Mr. Holland procura auxílio para entender como pode desenvolver e aprimorar técnicas para que deficientes auditivos como Cole tenham acesso à apreciação musical. Ele, então, produz um show no qual utiliza um painel com luzes coloridas para expressar os tons musicais emitidos por uma música. Sua última apresentação é a música "Beautiful Boy", de John Lennon, que canta e interpreta com a linguagem dos sinais, dedicando-a ao filho que está na plateia. Notem que a câmera, por três vezes, em momentos diferentes, enquanto Mr. Colle canta, o focalizam por cima dos ombros de Cole que está na plateia (de baixo para cima), o que indica superioridade, expressada aqui como o orgulho que Cole está sentindo de seu pai. Também durante essa música podemos observar closes nos rostos de Cole, Mr. Holland e de Íris, todos muito emocionados, denotando o vínculo afetivo entre eles.

"Beautiful Boy" foi uma canção escrita e interpretada por John Lennon, praticamente um mês antes de ser assassinado a tiros por Mark David Chapman, ao retornar de uma gravação. A canção foi escrita para Sean Lennon, único filho que John teve com Yoko Ono.

Idioma / Legenda: Português

Palavras-chave: Deficiente auditivo. Surdez. Música. Apreciação musical. Beautiful Boy. John Lennon.

Duração: 09min58s.

* Todas as informações contidas nesse vídeo referem-se ao período de sua edição.

  • 11755
  • 1403
Fechar

Campos com (*) são obrigatórios.

fechar

Copie o código abaixo e insira em sua página:


Ou compartilhe através dos sites:

Fechar

Mais Informações