Disciplina - Arte

Mr. Holland - Adorável Professor: Drama de Beethoven

Mr. Holland`s Opus, Drama, EUA, 1995, 140min., COR, Direção: Stephen Herek.

O filme conta a história de um músico que resolve lecionar para sua sobrevivência financeira, esperando ter mais tempo para se dedicar à composição de sua sinfonia. Porém, ele se engana e descobre que ser professor é algo muito mais complexo. Entra em conflito com seus alunos e percebe que necessitará de um trabalho muito maior para aproximá-los da música. A história permeia a vida pessoal do professor Holland, seus problemas e dramas familiares, angústias, desejos e pensamentos, e sua vida profissional, mostrando como ambas se misturam e se influenciam.

Neste trecho, durante um desfile, a esposa de Mr. Holland, Íris, percebe que há algum problema com seu filho Cole, que não demonstra nenhuma reação ao barulho feito por um caminhão de bombeiros que passa, e expõe ao marido sua angústia. Eles resolvem procurar um médico que diz que Cole possui somente 10% de audição.

O trecho é dramático, são utilizados vários closes do rosto de Mr. Holland, eliminando o cenário, tornando mais nítida sua expressão de desapontamento e tristeza, o que retrata bem o sofrimento de um músico ao descobrir que seu filho não escuta. Ainda emocionado e em choque com a descoberta, Mr. Holland denota, em sala de aula, toda dor que sente contando a história de Beethoven e da composição da sétima sinfonia. A cena é finalizada de forma ainda mais dramática, em um plano detalhe, ou seja, quando a câmera enquadra o disco na vitrola, que toca parte da 7ª sinfonia da Beethoven, terminando com um fade out para início de uma nova cena. Beethoven teve uma acentuada perda de audição que o levou a uma profunda depressão, aos 26 anos. Aos 46 já estava praticamente surdo e uma das composições mais famosas desse gênio é a Nona Sinfonia, totalmente composta quando estava completamente surdo.

Idioma / Legenda: Português

Palavras-chave: Música. Deficiente auditivo. Beethoven. Apreciação musical. Surdez.

Duração: 05min08s.

* Todas as informações contidas nesse vídeo referem-se ao período de sua edição.

  • 12273
  • 1526
Fechar

Campos com (*) são obrigatórios.

fechar

Copie o código abaixo e insira em sua página:


Ou compartilhe através dos sites:

Fechar

Mais Informações