Disciplina - Arte

Teatro de bonecos

Imagem boneco de fantoche
teatro de bonecos
Projeto Cabeça de Coco

O teatro de bonecos talvez seja mais velho do que o próprio teatro com atores de verdade. Nele, em vez de pessoas interpretando personagens, quem conta a história são bonecos controlados com as mãos.
Cada parte do mundo tem um tipo de boneco diferente. No Japão os bunraku chegam a ter o tamanho de uma criança e cada um é controlado por vários operadores a partir de mecanismos nas costas dos bonecos. Na Índia se utilizam os tradicionais bonecos de vara, que existem também na ilha de Java. Na Europa aparecem principalmente as marionetes, que são bonecos controlados por cordas presas nos seus braços, pernas e cabeça. Também há fantoches, que são construídos em cima de luvas e controlados pela mão. No Brasil o mamulengo é um dos principais tipos de bonecos de teatro, aparecendo principalmente no estado de Pernanbuco.


pasta de vídeo
Teatro de Bonecos - Parte I

pasta de vídeo
Teatro de Bonecos - Parte II







 

 O Teatro de bonecos e as artes plásticas


Além da leitura visual da imagem acima, a vivência plástica, dentro do estudo de teatro, pode acontecer na produção dos bonecos do teatro destacando a função dos bonequeiros, artistas que confeccionam esses bonecos. A produção dos bonecos de vara, dos fantoches, dedoches, marionetes e dos cenários estimulam a imaginação e aguçam a criatividade.
Vale a pena experimentar!


Fontes consultadas:
VASCONCELOS, Luiz Paulo. Dicionário de Teatro. Porto Alegre: L&PM, 1987.
www.canalkids.com.br
Todas as modificações posteriores são de responsabilidade dos autores da matéria.
Recomendar esta página via e-mail: