Disciplina - Arte

Abel Domingues - Teatro Cabeça de Coco

Artista Abel Domingues
Ícone Projeto Cabeça de Coco
Projeto Cabeça de Coco
Abel Domingues ganhou gosto pela arte por meio da utilização de materiais recicláveis para a produção de bonecos. Em sua maleta criativamente decorada, encontram-se bonecos com cabeças feitas da casca do coco seco, o corpo confeccionado com restos de trapos velhos, o nariz feito com tampa de esmalte, os olhos com tampinhas de shampoo e bolinhas de gude e seus cabelos são retalhos de fios. Uma ideia simples, sustentável, lúdica e muito criativa.

Seus bonecos viajam na garupa de uma velha bicicleta, um transporte alternativo e sustentável, e vão ao encontro de comunidades menos assistidas, aos lugares mais distantes.

É atrás das cortinas de seu pequeno teatro itinerante que, desde 2005, são manipulados os bonecos do Projeto Cabeça de Coco. As crianças mantêm os olhos bem fixos no pequeno palco, abrem-se as cortinas, o espetáculo começa e o inanimado recebe vida; os bonecos cantam, dançam e interagem com as crianças que viajam em um mundo cheio de sonhos e de fantasia. “Meus personagens trazem alegria, eles ganham vida em frente às crianças”, conta Abel.

O artista já participou de várias coletivas e ganhou diversos prêmios nacionais e internacionais, entre eles: Prêmio Bom Exemplo Paraná, da Rede Globo; Prêmio Campeão Brasileiro do Carinho, da multinacional J&J; Prêmio Gente que Inspira a Gente, da Cia Petrolífera Brasileira – Petrobrás; Prêmio Educação e Cultura, da cidade de Curitiba, e reconhecido como Programa Social  pelo Projeto Periscópio da UNIMA – Union Internationales de La Marionnette, através da Comisión de Intercambios Culturales “Proyectos em el ámbito de Derechos Del Niño”, em três países: França, Estados Unidos e Espanha.





Adaptado de http://issuu.com e de informações do próprio artista.
Recomendar esta página via e-mail: