Disciplina - Arte

Frevo

link para o vídeo da escola de frevo de Recife.
Escola de Frevo do Recife


link para o vídeo Ciclo do Frevo.
O Ciclo do Frevo


link para ouvir um trecho do frevo de rua.
Frevo de Rua


ícone sugestão de atividade
Sugestões de Atividades
"Foi de fato, no Recife dos fins do século XIX, começos deste, que a música foi aparecendo, conduzindo a dança, ou a dança foi tomando corpo, sugerindo a música. É impossível distinguir bem: se o Frevo, que é a música, trouxe o Passo ou se o Passo, que é a dança, trouxe o Frevo. As duas coisas foram se inspirando uma na outra e completaram-se." (Valdemar de Oliveira)

A palavra Frevo nasceu da linguagem simples do povo e vem de "ferver", que as pessoas pronunciavam "frever". Significava fervura, efervescência, agitação. Frevo é uma música genuinamente pernambucana do fim do século XIX - acredita-se que sua origem vem das bandas de música, dobrados e polcas. Segundo alguns é a única composição popular no mundo onde a música nasce com a orquestração. Os passos da dança simbolizam uma mistura de danças de salão da Europa, incluindo passos de ballet e dos cossacos.
A dança originou-se dos antigos desfiles quando era preciso que alguns capoeiristas fossem à frente, para defender os músicos das multidões, dançando ao ritmo dos dobrados. Assim nascia o Passo. Os dobrados das bandas geraram o Frevo, que foi assim chamado pela primeira vez em 12/02/1908, no Jornal Pequeno.
Frevo de Rua - é puramente instrumental.
Frevo-canção - é constituído por uma introdução forte de frevo, seguida de canção, concluindo novamente com frevo.
Frevo de Bloco - tocado por orquestra de pau e corda e cantado.
Passos do Frevo
Hoje já se tem catalogado mais de 120 passos diferentes da dança do Frevo. Alguns são muito famosos e consagrados como o tesoura, locomotiva, caindo nas molas, dobradiça, fogareiro,capoeira e muitos outros.


Fonte: www.olinda.com.br acesso em 07/03/2011.
Todas as modificações posteriores são de responsabilidade do autor da matéria.
Recomendar esta página via e-mail: