Disciplina - Arte

Arte

18/02/2008

A Bicicleta do Condenado

A peça, que marca a volta ao palco do artista Isidoro Diniz, depois de cinco anos afastado do palco, estará em cartaz no Teatro José Maria Santos.
O projeto é coordenado por Diniz e a direção artística é de Maurício Vogue.
Para garantir continuidade ao intenso trabalho de investigação de linguagem e estética, o processo de ensaios de A Bicicleta do Condenado teve inicio logo após a temporada de "Oração" (julho de 2007), inclusive com a mesma equipe de criação.
Assim como em "Oração", o texto de Arrabal também é utilizado de maneira diferenciada, requisitando a criação ativa dos atores, responsáveis pelas novas cenas e subtítulo "A Tragicomédia Humana" acrescentados ao roteiro original. Destaque também para a cenografia e iluminação do uruguaio Waldo León, ponto forte em "Oração".
Para o processo, o diretor Maurício Vogue partiu do pressuposto de que estamos todos condenados. Em conseqüência, tudo no espetáculo quer demonstrar as inúmeras culpas e condenações que fomos acumulando durante toda a existência. Entretanto, apesar do panorama nada alentador, a montagem sugere uma visão otimista para o mundo e toda a humanidade. Quer mostrar que há sempre uma esperança, e que o caminho do amor parece ser a redenção a todas as condenações.
O espetáculo A Bicicleta do Condenado é mais que uma síntese dos trabalho anteriores. A encenação busca complementar a discussão aberta nas outras montagens. É também uma tentativa de contextualizar o texto de 1959, escrito a partir da realidade européia, mais especificamente espanhola, no auge do Franquismo, ano em que foi realizada a primeira reunião do Conselho de Direitos Humanos Europeu e em que se constituía a organização basca ETA, à realidade que vivemos no final da primeira década do século 21, abordando as relações de liberdade, opressão e justiça.
Este espetáculo presta homenagem a um de seus criadores, Mateus Zuccolotto, falecido em 26 de novembro de 2007.
 
Serviço:
"A Bicicleta do Condenado (ou A Tragicomédia Humana)". Com Isidoro Diniz, Giovana de Liz, Jéssica Beatriz, Mariana Gómez e Rogério Halila. Direção de Maurício Vogue. Estréia quarta-feira (13) às 21 horas. Sessões de quarta a sábado, às 21 horas, e domingo, às 19 horas. Teatro José Maria Santos (Rua Treze de Maio, 655). Tel.: 3315-0979. R$ 5,00 (inteira) e R$ 2,50 (meia). Até 2 de março. 
Fonte: www.bemparana.com.br

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.