Disciplina - Arte

Arte

27/03/2018

Formação de Plateia

Este ano o Festival de Curitiba terá uma ação nova chamada "Formação de plateia". Todas as palestras acontecerão na Capela Santa Maria, sempre às 14h, com duração de duas horas.

Observação: Certificados de participação serão expedidos ao fim da palestra.

Formação de Plateia Festival de Teatro

Palestra: A arte popular na educação: a construção da cultura da paz na escola com o repertório tradicional

Resumo: Crianças que cantam mais gritam menos. Jovens que conhecem sua história, que valorizam sua cultura, aprofundam suas raízes e podem ver mais longe. Esta palestra aborda o uso do repertório tradicional e da cultura local como ferramenta para resolução de conflitos e para construção da cultura da paz na escola. Ao introduzirmos canções da tradição no dia a dia da escola, trazemos o mais profundo da nossa cultura para a formação das novas gerações. Jogos, brincadeiras, histórias, danças e cantigas que atravessaram séculos e chegaram até nossa geração nos ensinam a trabalhar em conjunto, a dialogar, a dar tempo para “o brincar”. E assim aprendemos que “o brincar” é uma das tarefas mais importantes da vida. Vivenciando este presente, encontramos maneiras de dizer não à indiferença e podemos construir um futuro de diálogo, diversidade e paz.Ao trazermos para a educação formal a arte popular, ensinamos os grandes e os pequenos a construir um sentimento de coletividade, de comunidade. Abrimos a porta para o riso, para o prazer de aprender com o diferente, para o fazer em conjunto. Quem vai sozinho, pode até ir mais rápido, mas quem vai acompanhado, vai mais longe.Nesta palestra, a ministrante Lia Marchi, fala sobre seus encontros com comunidades tradicionais e partilha experiências do uso destes repertórios em ambientes escolares, aproximando a escola da festa popular, apresentando aos professores maneiras de introduzir a tradição em suas atividades.

Público-alvo: Professores, multiplicadores, agentes culturais.

Serviço:

Data: 02 de abril de 2018 (2ª feira)

Horário: 14 horas

Local: Capela Santa Maria

Endereço: R. Conselheiro Laurindo, 273 - Centro, Curitiba

Informações: (41) 3131-2617



Formação de Plateia Curitiba

Palestra: Viagem dos Sons

Resumo: O objetivo desta palestra é despertar o interesse dos jovens pela diversidade cultural e apresentar a riqueza dos sons do planeta. Neste encontro, a ministrante Lia Marchi apresentará músicas e culturas de diversas regiões do mundo, traçando um paralelo com o que os jovens estão acostumados a ouvir no seu dia a dia. Este contato com diversas expressões musicais e culturais abre novas possibilidades e desperta a curiosidade dos jovens para descobrir outras músicas e fazeres musicais. A palestra é uma oportunidade de descoberta da importância da música na vida das pessoas. Ao mesmo tempo em que chama a atenção para a intensa presença da música no nosso dia a dia, alerta para a pouca diversidade sonora que costumamos ouvir no universo das incríveis e variadas expressões musicais do planeta.

Público-alvo: Estudantes do Ensino Médio, professores, multiplicadores, agentes culturais

Serviço:

Data: 03 de abril de 2018 (3ª feira)

Horário: 14 horas

Local: Capela Santa Maria

Endereço: R. Conselheiro Laurindo, 273 - Centro, Curitiba

Informações: (41) 3131-2617



Formação de Plateia Gastronomix

Palestra: A Vida e o Cinema: A representação e a invenção a partir do roteiro cinematográfico

Resumo: Vivemos em um momento em que o cinema e o vídeo mais do que nunca fazem parte do nosso cotidiano e podem ser introduzidos na escola como ferramentas de representação, questionamento e invenção. Por meio da trajetória pessoal da cineasta e roteirista Ana Johann, a palestra chama a atenção para a forma como os recursos do audiovisual podem habitar nossas próprias histórias e questionar os discursos que aprendemos. A cineasta vai apontar como professores podem fazer com o que os alunos trabalhem suas próprias questões pessoais, escolares e do entorno de suas vidas. Ana Johan, profissional em um ambiente ainda com predominância dos homens, vai tratar também da forma como a mulher sempre foi projetada no cinema, e como é possível esse questionamento pelos próprios professores e alunos. O papel do roteiro e do roteirista dentro da cadeia de filmes e as diferenças e semelhanças entre a literatura, o teatro, o cinema e possíveis caminhos dentro da escola também serão abordados. O objetivo é fazer uma palestra motivacional, mas também tocar no lugar do atravessamento, do questionamento e da invenção que o cinema pode ter na vida dos alunos e dos professores.

Público-alvo: Professores, multiplicadores e agentes culturais

Serviço:

Data: 05 de abril de 2018 (5ª feira)

Horário: 14 horas

Local: Capela Santa Maria

Endereço: R. Conselheiro Laurindo, 273 - Centro, Curitiba

Informações: (41) 3131-2617

Currículo da palestrante:

Lia Marchi é cineasta, pesquisadora, professora e produtora. Autora de 5 livros, dirigiu 12 filmes e 03 séries televisivas sobre culturas populares. A partir de 1998 cria e coordena o projeto Tocadores, pesquisa continuada que registrou mais de 160 artistas populares no Brasil e em Portugal e já publicou 02 livros, 08 documentários, 01 exposição de fotos pedagógica. Fundou em 1999 a Olaria Projetos de Arte e Educação, onde atua como diretora artística coordenando a realização de diversos projetos. Coordenou o projeto Folias do Norte do Paraná, que registrou 9 grupos em 5 cidades para o Ministério do Desenvolvimento Agrário que resultou em Portal online, livro e documentário (mais informações em: www.foliasnorteparana.com.br). Coordenou, ao lado do Prof. Domingos Morais, o projeto Arquivo das Danças do Alentejo (Portugal), em que publicou livro em português e inglês, além de vídeos documentais (conteúdo disponível online com mais de 100 mil downloads do livro em: http://memoriamedia.net/dancasdoalentejo/). Há 18 anos se dedica a pesquisa e divulgação das culturas tradicionais e populares, especialmente do Brasil e de Portugal. Em seus livros e filmes, aborda o rico universo das comunidades tradicionais e dos sons e sentidos das culturas locais. Dirigiu e apresentou as séries Café com Mistura (TV É-Paraná) e Tocadores – Música e Tradição (TV RCI). Dirigiu os documentários Benzedeiras – ofício tradicional e Música sem fronteiras. Curadora do projeto Encontro de Tradições, assina a codireção do evento que teve sua primeira edição em abril de 2017. No momento, trabalha em mais uma série televisiva com estreia prevista para 2018, intitulada Luteria Caiçara. Atualmente divide seu tempo entre a pesquisa musical, a realização de documentários, curadorias de eventos e oficinas para diversos públicos.


Mais sobre seus projetos, livros e documentários em:

http://www.olariacultural.com.br/

https://www.facebook.com/liamarchioficial/

https://www.youtube.com/user/olariaculturalcombr



Para confirmar se as oportunidades aqui mencionadas envolvem afastamento de funções e/ou certificação válida para progressão na carreira do quadro próprio do magistério, é preciso consultar o Departamento de Recursos Humanos da Seed.

Esta notícia foi enviada por e-mail em 27/03/18. Todas as informações são de responsabilidade dos autores.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.