Disciplina - Arte

Arte

29/03/2017

Lygia Pape...

Grande retrospectiva de Lygia Pape inaugura em Nova York

Em cartaz no Met Breuer, a mostra apresenta obras icônicas da artista como a performance “Divisor” e a instalação “Roda dos Prazeres”.

Site Brasileiros

Uma das mais importantes artistas contemporâneas do País, Lygia Pape (1927-2004) é homenageada com uma grande retrospectiva nos Estados Unidos. A mostra inaugura nessa terça-feira (21) no Met Breuer, a nova filial do Metropolitan Museum of Art, em Nova York.

lygia pape

A exposição apresenta uma seleção de obras produzidas pela artista carioca desde a década de 1950. São esculturas, pinturas, gravações, instalações, fotografias e performances que revelam as várias facetas da obra de Pape.

Em suas produções, a artista utilizava diversos suportes, buscando uma fusão entre a arte e a vida. Pape foi uma das fundadoras do neoconcretismo, movimento que defendia a experimentação artística e uma aproximação entre a obra e o público.Uma de suas obras mais icônicas, a performance Divisor, será recriada pelo museu. A ação foi realizada pela primeira vez em 1967 com um grupo de crianças da Favela da Cabeça, no Rio de Janeiro. Na performance, cerca de 100 pessoas preenchem um pano de 30 por 30 metros, colocando a cabeça nas várias aberturas existentes.

Realizada durante a ditadura militar, a performance era uma crítica à repressão do regime, especialmente à vigilância do espaço público. No próximo sábado (25), a ação será realizada novamente em um trajeto de oito quadras que vai da sede do Met Breuer até a do Metropolitan Museum of Art.

Outro trabalho icônico de Pape que integra a mostra é a instalação Roda dos Prazeres, composta por um círculo de tigelas com líquidos coloridos de cores básicas. O público é convidado a experimentar esses líquidos que possuem sabores como anis, vinagre, café e banana.

Com curadoria da espanhola Iria Candela, a exposição fica em cartaz até 23/6. Em 2011, a obra de Pape já havia sido apresentada em uma grande exposição no Reina Sofia, na capital espanhola. Em São Paulo, a Pinacoteca também montou uma retrospectiva da artista em 2012.



Esta notícia foi publicada no site Brasileiros em 21 de março de 2017. Todas as informações nela contidas são de responsabilidade da autor.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.