Disciplina - Arte

Arte

03/03/2016

Nova super câmera imortaliza obras!

Nova câmera permite ao Google imortalizar arte de todo o planeta.

Gazeta do Povo/ Caderno G



super maquina de tirar foto

O Google apresentou nesta quarta-feira (2), em Paris, sua nova e poderosa “Art Camera”, destinada a fotografar obras de arte em alta definição em museus do mundo inteiro – com destaque para o Brasil.

“Com a nova ‘Art Camera’ podemos fazer muito mais num museu em muito menos tempo”, disse nesta quarta-feira (2) a um grupo de jornalistas Laurent Gaveau, diretor do laboratório do Instituto Cultural Google, sede mundial dos projetos do gigante tecnológico voltado ao mundo da arte.Desenvolvidos pelos engenheiros do Google, cerca de 15 modelos da câmera começarão a ser testados pelo mundo, incluindo dois na Colômbia e no Brasil. “Trata-se de um projeto piloto que conduzimos na América Latina nos últimos meses”, explicou Laurent Gaveau. O Museu de Arte Contemporânea de Bogotá foi pioneiro, com 59 obras de arte fotografadas. No Brasil, participaram o Museu Afro Brasil, o Centro Cultural São Paulo e a Casa Guilherme de Almeida. “Os museus que aceitaram receber o plano piloto da Art Camera foram muito entusiastas do projeto, porque permitiram digitalizar obras que nunca tinham sido e as disponibilizaram online”, explicou à AFP Sixtine Fabre, responsável pelos projetos de parceria do Google.

A partir de 2011, o Google lançou o Art Project em parceria com os museus e já registrou imagens de 6 milhões de objetos em mais de 1.000 instituições de 70 países. Para realizar essa tarefa, desenvolveu câmeras especiais e uma versão para interiores do carro que realiza o “Street View” - que fotografa as ruas de todo o mundo em 360º Graças à nova câmera, o gigante tecnológico acelerará seu trabalho de captura de obras de arte em mais de 1.000 megapixels, tornando visíveis detalhes que antes eram invisíveis para o olho humano.



Esta notícia foi publicada no site Gazeta do Povo em 03 de março de 2016. Todas as informações nela contidas são de responsabilidade da autor.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.