Disciplina - Arte

Arte

05/01/2016

Concurso de dramaturgia pode reviver o Teatro de Comédia do Paraná

Helena Carnieri | Gazeta do Povo

Se tudo correr bem, Curitiba terá no primeiro semestre um segundo grande evento teatral, depois do Festival já tradicional na cidade: uma montagem paranaense que está sendo celebrada como o ressurgimento do Teatro de Comédia do Paraná (TCP).

Um concurso de dramaturgia do Teatro Guaíra selecionará o texto – falta pouco mais de uma semana para o encerramento das inscrições, que vão até 15 de janeiro.

A abertura do edital, uma das boas notícias das artes paranaenses em 2015, é louvável pela proposta “pés no chão”, que prevê um investimento cabível nas contas difíceis do nosso teatro estadual – mas, por isso mesmo, provavelmente factível.

Foto de Paulo Autran
Paulo Autran em “A Vida de Galileu”, montagem do TCP em 1989

Podem concorrer somente textos inéditos de paranaenses ou moradores no Paraná há no mínimo dois anos, que não sejam adaptação de outros textos e cuja linguagem seja a da comédia adulta.

A ideia é selecionar um texto apenas, que será alvo de uma montagem ainda neste semestre, e depois circulará pelo estado – no que poderá representar o retorno do grupo-escola TCP – o primeiro durou de 1963 a 2000 e trouxe à cidade a dupla Paulo Goulart e Nicette Bruno, além de Paulo Autran, entre outros nomes.

A escolha levará em conta a estrutura do texto, tema e linguagem, a originalidade do texto, o potencial efetivo para a montagem cênica e a “consistência”, conforme os termos do edital.


A direção dessa montagem inicial será do paulistano Alexandre Reinecke – uma escolha polêmica, já que uma das críticas ao TCP de outrora mirava a “importação” de diretores e atores, em detrimento de nomes locais. Reinecke também fará a seleção de cenários e figurinos a partir de inscrições a serem feitas em fevereiro.

Outras instruções do edital procuram delimitar os contornos da montagem teatral pretendida: não serão aceitos monólogos, nem peças que exijam “gente demais”; a duração estimada deverá ficar entre 50 e 70 minutos e a proposta em si deve ser “transportável” em turnê.

O edital e ficha de inscrição estão disponíveis em www.teatroguaira.pr.gov.br e o resultado será divulgado dia 16 de fevereiro.

Livro

Outro bom motivo para nossos escritores se inscreverem: a Biblioteca Pública fará uma publicação com os melhores textos, com curadoria própria.

Ocupação

Está aberto também um edital de ocupação para os auditórios Guairinha, Miniguaíra e José Maria Santos. As peças selecionadas serão apresentadas entre abril e agosto deste ano, e podem concorrer montagens adultas e infantis. Mais informações em www.teatroguaira.pr.gov.br.
Esta notícia foi publicada no site Gazeta do Povo em 05 de Janeiro de 2016. Todas as informações nela contidas são de responsabilidade da autora.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.