Disciplina - Arte

Galerias de Imagens > > Artes Visuais

Salvador Dali - Vênus de Milo com gavetas, 1964

Vénus de Milo com gavetas, 1964, bronze, 98.50 x 32.50 cm, localizada no Museu-Teatro Dalí, Figueras, Espanha. Releitura surrealista, feita por Salvador Dali, da escultura grega Vênus de Milo, que representa a deusa grega Afrodite, do amor sexual e beleza física, tendo ficado no entanto mais conhecida pelo seu nome romano, Vénus.
Dalí disse:  &ldquoA única diferença entre a Grécia imortal e a época contemporânea é Sigmund Freud, que descobriu que o corpo humano, puramente platônico na época da Grécia, hoje em dia está cheio de gavetas secretas que somente a psicanálise é capaz de abrir”. (salvadordalimuseum.org/)
<br/>
Palavras-chave: Vênus de Milo, escultura, mito, arte grega, Dali, Surrealismo, Sigmund Freud, releitura, apropriação, gavetas

Fonte: http://prosimetron.blogspot.com

Vénus de Milo com gavetas, 1964, bronze, 98.50 x 32.50 cm, localizada no Museu-Teatro Dalí, Figueras, Espanha. Releitura surrealista, feita por Salvador Dali, da escultura grega Vênus de Milo, que representa a deusa grega Afrodite, do amor sexual e beleza física, tendo ficado no entanto mais conhecida pelo seu nome romano, Vénus. Dalí disse: &ldquoA única diferença entre a Grécia imortal e a época contemporânea é Sigmund Freud, que descobriu que o corpo humano, puramente platônico na época da Grécia, hoje em dia está cheio de gavetas secretas que somente a psicanálise é capaz de abrir”. (salvadordalimuseum.org/)
Palavras-chave: Vênus de Milo, escultura, mito, arte grega, Dali, Surrealismo, Sigmund Freud, releitura, apropriação, gavetas