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Cézanne - Mulher com cafeteira, 1890-1894

Paul Cézanne(1839-1906), Aix-en-Provence – França. Pintor francês, um dos maiores do pós-impressionistas, cujas obras e idéias foram influentes no desenvolvimento estético de muitos artistas do século 20 e nos movimentos de arte, especialmente o cubismo. A arte de Cézanne, incompreendido e desacreditado pelo público durante a maior parte de sua vida, cresceu a partir do impressionismo e, eventualmente, desafiou todos os valores convencionais da pintura no século 19 através de sua insistência na expressão pessoal e à integridade da própria pintura. Ele tem sido chamado o pai da pintura moderna. O retrato desta mulher revela a impessoalidade com que Cézanne trabalhava seus quadros. Para ele, as formas de uma maçã, árvore ou de uma cabeça possuem uma estrutura através da qual manifestam sua existência. Desde o momento em que se distanciou do Impressionismo, ele adotou um processo de profunda meditação perante a natureza das coisas, denominado análise construtiva. Cézanne resgatou o desenho e a composição, desvalorizados pelos impressionistas. A forma passou a ser construída pela cor, combinando uma área de cor com as áreas contíguas de outras cores, como o vestido azul da mulher desta obra, modelado pelas relações de tons.
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Palavras-chave: Paul Cézanne, pintura, Mulher com cafeteira

Fonte: http://www.casthalia.com.br

Paul Cézanne(1839-1906), Aix-en-Provence – França. Pintor francês, um dos maiores do pós-impressionistas, cujas obras e idéias foram influentes no desenvolvimento estético de muitos artistas do século 20 e nos movimentos de arte, especialmente o cubismo. A arte de Cézanne, incompreendido e desacreditado pelo público durante a maior parte de sua vida, cresceu a partir do impressionismo e, eventualmente, desafiou todos os valores convencionais da pintura no século 19 através de sua insistência na expressão pessoal e à integridade da própria pintura. Ele tem sido chamado o pai da pintura moderna. O retrato desta mulher revela a impessoalidade com que Cézanne trabalhava seus quadros. Para ele, as formas de uma maçã, árvore ou de uma cabeça possuem uma estrutura através da qual manifestam sua existência. Desde o momento em que se distanciou do Impressionismo, ele adotou um processo de profunda meditação perante a natureza das coisas, denominado análise construtiva. Cézanne resgatou o desenho e a composição, desvalorizados pelos impressionistas. A forma passou a ser construída pela cor, combinando uma área de cor com as áreas contíguas de outras cores, como o vestido azul da mulher desta obra, modelado pelas relações de tons.
Palavras-chave: Paul Cézanne, pintura, Mulher com cafeteira