Disciplina - Arte

Galerias de Imagens > > Artes Visuais

Tarsila do Amaral
A Gare, 1925

Tarsila do Amaral (1886-1973) foi uma das mais importantes artistas do Brasil. Após passar dois anos em Paris, retorna a São Paulo em 1922 para integrar o "Grupo dos Cinco", que defende as ideias da Semana de Arte Moderna e toma a frente do Movimento Modernista do país.
“Esta obra é entitulada A GARE. A palavra francesa GARE significa estação de trem ou de metrô. Como um jogo de peças encaixadas, a tela A GARE reúne círculos coloridos, trilhos vagões, chaminés, postes, casas e árvores. Alguns elementos do quadro, como a chaminé e a lâmpada elétrica, por exemplo, sinalizam um ambiente urbano. É a era da máquina, da indústria, que é apresentada por meio da geometria das formas e do colorido festivo dessa estação.” (slideshare.net)

Fonte: http://artesplasticasbrasileiras.arteblog.com.br

Tarsila do Amaral (1886-1973) foi uma das mais importantes artistas do Brasil. Após passar dois anos em Paris, retorna a São Paulo em 1922 para integrar o "Grupo dos Cinco", que defende as ideias da Semana de Arte Moderna e toma a frente do Movimento Modernista do país. “Esta obra é entitulada A GARE. A palavra francesa GARE significa estação de trem ou de metrô. Como um jogo de peças encaixadas, a tela A GARE reúne círculos coloridos, trilhos vagões, chaminés, postes, casas e árvores. Alguns elementos do quadro, como a chaminé e a lâmpada elétrica, por exemplo, sinalizam um ambiente urbano. É a era da máquina, da indústria, que é apresentada por meio da geometria das formas e do colorido festivo dessa estação.” (slideshare.net)