Disciplina - Arte

Galerias de Imagens > > Artes Visuais

Duchamp - O Grande Vidro, 1912 a 1923

Marcel Duchamp (França, 1889-1968), um dos precursores da arte conceitual. Tendo se mudado para Nova York e largado a Europa, Duchamp encontra na América um solo fértil para sua arte dadaísta. Decorrente dessa fase, nasce o projeto para a obra mais complexa do artista: A noiva despida pelos seus celibatários, mesmo ou O grande vidro. Trata-se de duas lâminas de vidro, uma sobre a outra, onde se vê uma figura abstrata na parte de cima, que seria a noiva, e na parte de baixo, se percebe uma porção de outras figuras (feitas de cabides, tecido e outros materiais), dispostas em círculo, ao lado de uma engrenagem (retirada de um moinho de café). Não se tem um consenso acerca do que representa essa obra, mas diversas opiniões conflitantes que ainda rendem bastante discussão. Como observou Octavio Paz, o Grande Vidro ‹é um enigma e, como todos os enigmas, não é algo que se contempla mas sim que se decifra›.
<br/>
Palavras-chave: Marcel Duchamp, arte conceitual, arte dadaísta, Noiva Despida, Grande Vidro

Fonte: www.flickr.com

Marcel Duchamp (França, 1889-1968), um dos precursores da arte conceitual. Tendo se mudado para Nova York e largado a Europa, Duchamp encontra na América um solo fértil para sua arte dadaísta. Decorrente dessa fase, nasce o projeto para a obra mais complexa do artista: A noiva despida pelos seus celibatários, mesmo ou O grande vidro. Trata-se de duas lâminas de vidro, uma sobre a outra, onde se vê uma figura abstrata na parte de cima, que seria a noiva, e na parte de baixo, se percebe uma porção de outras figuras (feitas de cabides, tecido e outros materiais), dispostas em círculo, ao lado de uma engrenagem (retirada de um moinho de café). Não se tem um consenso acerca do que representa essa obra, mas diversas opiniões conflitantes que ainda rendem bastante discussão. Como observou Octavio Paz, o Grande Vidro ‹é um enigma e, como todos os enigmas, não é algo que se contempla mas sim que se decifra›.
Palavras-chave: Marcel Duchamp, arte conceitual, arte dadaísta, Noiva Despida, Grande Vidro