ABRACE 2018
Congressos
Início : Segunda-Feira 19 Março 2018, 11:00
Fim : Sábado 20 Outubro 2018, 11:00
Informação de contato
ABRACE
Email :
URL : http://portalabrace.org/c2/index.php/informeseboletins/158-outros-informes/2701-informe-sobre-o-x-congresso-2018
O X Congresso da ABRACE já tem data definida e acontecerá em Natal/RN no período de 15 a 20 de outubro de 2018. O tema deste ano será ABRACE 20 ANOS: Celebrando a Diversidade e o evento contará com o apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UFRN.

Pretende-se neste X Congresso da ABRACE celebrar os 20 anos de existência da Associação, bem como reconhecer a diversidade das pesquisas, dos olhares e dos saberes que se entretecem no fazer artístico contemporâneo. Neste sentido, manteremos para o X Congresso os mesmo eixos temáticos da IX Reunião Científica:

Saberes Artísticos e Processuais: Neste eixo os pesquisadores irão discutir as práticas artísticas, seus modos de fazer e os processos de criação levando em conta também as teorias e conceitos decorrentes e/ou geradores desses processos. Discutir-se-á a relação entre os saberes artísticos e a cultura, a sociedade e as identidades abrindo espaço para diálogos interculturais e transdisciplinares.

Saberes Acadêmicos e Interculturais: Este eixo dará voz aos saberes produzidos dentro do espaço acadêmico em diálogo com o meio cultural, social, político e filosófico. O foco da discussão estará na relação entre a pesquisa acadêmica e as práticas interculturais, permitindo o reconhecimento de teorias e modos de fazer disseminados e/ou recriados a partir do olhar acadêmico. Pensar-se-á esses saberes tanto no sentido estético, como poético e pedagógico.

Saberes da Terra e Identidades: No referido eixo temático pretende-se abordar os saberes da terra, das culturas tradicionais, dos povos ameríndios, africanos e demais etnias que compõem a identidade brasileira. Buscar-se-á também colocar em discussão os conhecimentos invisibilizados pelo processo de colonização e perpetuados dentro das políticas neoliberais atuais. O eixo abordará também as questões referentes às políticas de gênero e à diversidade de saberes gerados no diálogo com as artes cênicas.

Para cada um dos eixos propostos, os membros da Associação poderão propor mesas temáticas e/ou oficinas que darão voz à diversidade de saberes que dialoga com o universo da pesquisa em Artes Cênicas.

Estamos no momento trabalhando na criação do evento que será novamente hospedado pelo Even3 e em breve entraremos em contato passando as demais informações sobre os valores e o período de inscrição.

Disciplina - Arte -
http://www.arte.seed.pr.gov.br