Mostra Julia Wanderley
Mostras
Início : Terça-Feira 3 Outubro 2017, 9:10
Fim : Sexta-Feira 27 Outubro 2017, 9:10
Informação de contato

Email :
URL : http://www.centrodeartesguidoviaro.com.br
Nessa sexta-feira, dia 06/10, o Centro Estadual de Capacitação em Artes Guido Viaro tem o prazer de apresentar, aos professores e à comunidade em geral, uma pequena mostra do legado deixado pela educadora Julia Wanderley (1874-1918).

Nos mês que comemoramos o Dia dos Professores, trazer a memória dessa educadora nos faz refletir sobre nossa atuação profissional. Trata-se, portanto, de um presente a todos nós.



"Esta personagem foi professora em Curitiba, reconhecida no Paraná como a primeira mulher a participar presencialmente do curso da Escola Normal na Capital do Estado. Atuando inicialmente como professora primária, logo após exercendo também a direção da escola, passando a ser, em meados dos anos 1914, também diretora de Grupo Escolar e na sequência diretora de Escola Intermediária e membro do Conselho Superior do Ensino Primário do Paraná."

[...]



"Julia Wanderley, transformada em modelo de educadora paranaense, inserida numa sociedade que desejava se constituir através do ideal de progresso e da ordem, com a pretensão de utilizar a escola pública primária, na conformação da professora, como instrumento modernizador.

[...]



" Possuía uma coleção de fotos e postais que registravam a vida

cotidiana e os momentos considerados excepcionais do período que viveu em

Curitiba" (ARAUJO, 2010).



Desta forma, para abrilhantar esse evento, convidamos a pesquisadora Profa. Dra. Silvete Aparecida Crippa de Araujo para compartilhar suas descobertas acerca dessa mulher-mito realizada durante a sua mestrado, que também deu origem a um livro sobre essa intelectual.



A exposição, do mesmo título que a dissertação, PROFESSORA JULIA WANDERLEY, UMA MULHER-MITO (1874-1918), apresenta, brevemente, sua biografia histórica, através de várias fontes: textos de memorialistas e biógrafos tradicionais, jornais, fotografias, impressos da época, documentos oficiais e relatórios escolares.



Para enriquecer a Mostra, a Diretoria do Patrimônio Cultural da Fundação Cultural de Curitiba nos cedeu, gentilmente, painéis do acervo de Julia Wanderley, pertencentes à Casa da Memória.



Abertura da Exposição: PROFESSORA JULIA WANDERLEY, UMA MULHER-MITO (1874 ? 1918)

Dia: 06 de outubro de 2017

? - 20h

Local: Centro Estadual de Capacitação em Artes Guido Viaro

Endereço: Rua Francisco Mota Machado, 490 - Capão da Imbuia

Evento gratuito



A Mostra permanece até 27 de outubro de 2017.

Disciplina - Arte -
http://www.arte.seed.pr.gov.br