Disciplina - Arte
  • Visão anual
  • Visão mensal
  • Calendar view
  • Visão diária
Guido Viaro Cursos
Outros
Início : Segunda-Feira 2 Abril 2018, 16:50
Fim : Domingo 22 Abril 2018, 16:50
Informação de contato :

Email :
URL : http://centrodeartesguidoviaro.com.br/
FAÇA SUA PRÉ-INSCRIÇÃOOs cursos de Arte, direcionados aos Profissionais da Educação da Rede Pública de Ensino visam trazer fundamentos teóricos, práticos e metodológicos da Arte e seu ensino, a serem aplicados na Educação Básica.



FOTOGRAFIA II


Professor Murilo Lazarin

Estudo da linguagem visual e fotográfica. Edição, tratamento e publicação digital de imagens. Cianotipia e fotomontagens. Pinhole e revelação analógica.

Pré-requisito: Ter cursado: Fotografia I.

2ª FEIRA MANHÃ 16/04 A 21/05

2ª FEIRA TARDE 16/04 A 21/05

FOTOGRAFIA I

Professor Murilo Lazarin

História da fotografia. Percepção e a sensibilização da fotografia enquanto linguagem. Entendimento de recursos básicos dos dispositivos fotográficos para utilização em sala de aula.

Pré-requisito: trazer equipamento fotográfico, podendo ser câmera fotográfica analógica ou digital, e/ou smartphone.

2ª FEIRA NOITE 16/04 A 21/05

A ARTE E A TÉCNICA DO MOSAICO NA ESCOLA - CURSO I

Professora Mary Dacól

Arte e técnica do Mosaico no contexto escolar. Encaminhamentos metodológicos que possibilitem a técnica em sala de aula. Método Trencadis desenvolvido por Gaudí. Utilização de materiais alternativos de fácil acesso. Pesquisa de materiais, suportes, adesivos e ferramentas. História do mosaico. Abordagens da arte com alternativas da técnica musiva. Artistas brasileiros e suas contribuições para o mosaico.

2ª FEIRA MANHÃ 16/04 A 21/05

BATUCANDO: MÚSICA COM PERCUSSÃO CORPORAL E OBJETOS DO COTIDIANO

Professora Ana Carolina Manfrinato

Como ensinar os conteúdos da área de Música nas escolas que não possuem instrumentos musicais? Neste curso, direcionado a vivência pessoal dos professores, aprenderemos a utilizar o nosso corpo e objetos do cotidiano para o aprendizado e desenvolvimento musical dos alunos. Dentre as atividades e jogos percussivos, aprenderemos também o famoso CUP SONG!

*Observação: o curso conta com a participação ativa dos integrantes em atividades com movimentos corporais.

2ª FEIRA NOITE 16/04 A 21/05

PRODUÇÃO AUDIOVISUAL: USO DO ROTEIRO NO ÂMBITO ESCOLAR

Professora Giselle Nicaretta

História do roteiro, linguagens e processos de elaboração e produção. Questões técnicas de pré-produção, produção e pós-produção de um roteiro para audiovisual. Estrutura e formatos de roteiro. Pesquisa de tema. Orientação para o uso pedagógico do roteiro em sala de aula. Etapas, programas digitais para a produção, realização e finalização de um roteiro.

2ª FEIRA NOITE 16/04 A 21/05

METODOLOGIAS DO TEATRO NA ESCOLA: A CONSTRUÇÃO DO DISCURSO CÊNICO DO CORPO AO ATO

Professor Marcelo Cabarrão

O ensino do teatro na contemporaneidade. O aprender e o apropriar-se dos conhecimentos teatrais como autoria e não como mera reprodução. Vivências com metodologias contemporâneas do teatro na educação. Produção de textualidades e teatralidades a partir de jogos e improvisações teatrais.

3ª FEIRA MANHÃ 17/04 A 22/05

AFRICANIDADES EM SALA DE AULA: ARTE E CULTURA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA

Professor Nelson Sebastião Júnior

Apresentação e produção de diferentes possibilidades de trabalho articulando a arte e as culturas africanas e afro-brasileiras. Desenvolvimento de propostas metodológicas e conteúdos para sala de aula com diversas linguagens artísticas (colagem, pintura, canto, dança, percussão), de forma integrada e relacionada aos temas do cotidiano escolar. Práticas pedagógicas que contemplem as leis federais 10.639/03 e 11.645/08, que tratam da obrigatoriedade do ensino da história e da cultura africana e afro-brasileira nas instituições de ensino.

3ª FEIRA NOITE 17/04 A 22/05

5ª FEIRA MANHÃ 19/04 A 17/05

ARTE POPULAR NO BRASIL

Professor Domingos Valeski

Conhecer a arte popular brasileira através das obras de renomados artistas no campo da pintura, do desenho, da gravura, da colagem e da escultura, explorando os elementos da forma e da cor e o seu contexto sociocultural.

3ª FEIRA TARDE 17/04 A 22/05

MULHERES ARTISTAS E BRASILEIRAS

Professora Marcia Mascarenhas

Abordagem de artistas brasileiras da contemporaneidade, legítimas representantes da nossa cultura e do universo feminino. Valorização e reconhecimento do papel das mulheres no cenário artístico. As práticas propostas serão inspiradas nas poéticas e obras das artistas abordadas.

4ª FEIRA MANHÃ 18/04 A 16/05

MITOLOGIA DOS ORIXÁS PELA ARTE CONTEMPORÂNEA

Professora Maria Carolina Ravazzani

Estudo da Mitologia dos Orixás, através da observação e análise da produção artística contemporânea. Obras de artistas contemporâneos que encontram na Mitologia Africana sua temática norteadora. Criação de ações pedagógicas que contemplem a Lei 10.639/03. Importância do trabalho com a cultura afro e afro-brasileira nas escolas.

4ª FEIRA NOITE 18/04 A 16/05

FAÇA SUA PRÉ-INSCRIÇÃOOs cursos de Arte, direcionados aos Profissionais da Educação da Rede Pública de Ensino visam trazer fundamentos teóricos, práticos e metodológicos da Arte e seu ensino, a serem aplicados na Educação Básica.GARANTA SUA VAGAAcesse o nosso site:www.centrodeartesguidoviaro.com.brRua Francisco Mota Machado, 490Capão da Imbuia - Curitiba - PrCurta a nossa página:www.facebook.com/centrodeartesguidoviaro

MANIPULAÇÃO E EQUILÍBRIO: OS MALABARISMOS CIRCENSES

Professor Nilo Netto

O malabarismo, o equilíbrio e a manipulação de distintos objetos enquanto linguagens artístico-corporais do mundo do circo. Experimentação, manipulação e equilíbrio de distintos implementos: bolas, aros, claves e outros. Construção de jogos e estratégias pedagógicas de aprendizagem dos malabarismos na escola. Recomenda-se anteriormente ao cursista, a participação no curso Arte Circense: a ginástica de circo como elemento da Cultura Corporal. O curso é voltado à participação interessada em realização de leituras e práticas corporais.

4ª FEIRA NOITE 18/04 A 16/05

ARTE DO MOVIMENTO: APROXIMAÇÕES COM A TEORIA DE LABAN

Professora Daniella Nery

Conhecer Rudolf Laban, seus conceitos e suas contribuições para a Dança Educativa Moderna e a teoria da Análise do Movimento Humano. Conhecer, reconhecer e ressignificar a criação em dança no ambiente escolar.

5ª FEIRA NOITE 19/04 A 17/05

MOSAICO MURAL: MÉTODO DIRETO EM TELA DE NYLON

Professora Mary Dacól

Mosaico para aplicação em cimento no método direto, utilizando nylon ou fibra de vidro. Estudo de artistas que desenvolveram trabalhos em espaços públicos na década de 1950 no Brasil. Elaboração de mosaico mural coletivo.

5ª FEIRA NOITE 19/04 A 17/05

6ª FEIRA TARDE 20/04 A 18/05

O CORPO CÔMICO: PALHAÇO, IMPROVISO E AS JUVENTUDES NA ESCOLA

Professor Nilo Netto

Os diversos modos de ser da juventude na escola e sua relação com as artes do corpo. O corpo enquanto plataforma para as artes da comédia: o palhaço e o jogo de improviso. O riso e outro: reflexões sobre o fazer rir. Os jogos e a pesquisa exploratória sobre o corpo cômico. O palhaço como ser brincante. Jogos de improviso, contação de histórias improvisadas, o estado de improvisador e do palhaço. Dinâmicas de construção dos planos de trabalho docente. Recomenda-se anteriormente ao cursista, a participação no curso O circo e o palhaço na escola. O curso é voltado à participação interessada em realização de leituras e práticas corporais.

6ª FEIRA MANHÃ 20/04 A 18/05Evento