Disciplina - Arte

Proposta: Renascimento

Nome do autor: Marli Aparecida Sturion
E-mail para contato: li.noske@gmail.com
Instituição / Escola: Colégio Estadual São Judas Tadeu – EFM
Município / Estado: Quinta do Sol - PR
Conteúdo: Movimentos e Períodos (Renascimento)
Série: 1º- Ensino Médio
Data do envio: 16/11/2010

Proposta de Atividade


Este material foi elaborado como requisito de avaliação final da oficina de Softwares Educacionais Jclic, sob orientação da docente e assessora pedagógica Edilaine Oliveira dos Santos, da Equipe da Coordenação Regional de Tecnologia Educacional, do Núcleo Regional de Educação de Toledo, do estado do Paraná.

Proposta de atividade relacionada ao Período Renascentista (pintura), discutindo as variações de tonalidades, perspectiva e técnicas que constituem a obra de arte, elementos formais que apresentam resultados diferentes de acordo com o movimento ou período, isto é, dos fatos históricos, econômicos, culturais ou sociais envolvidos naquele momento. As etapas da proposta serão realizadas no laboratório de informática com o uso do software JClic desenvolvendo atividades de Complete, Associação simples, Associação complexa, Jogo da memória e Quebra-cabeças.

Objetivos


Reconhecer, diferenciar e comparar obras do Renascimento com outros períodos da História da Arte.

Proporcionar o estímulo à pesquisa acerca dos componentes da aprendizagem artística, bem como a respeito dos processos por meio dos quais o conhecimento da Arte é construído.

Oportunizar ao aluno o entendimento de como se dá o processo de criação da pintura, a partir da memória visual e auditiva, do raciocínio e da sensibilidade latentes.

Ambientar os alunos ao uso do software JClic.

Praticar, executar e explorar as atividades de Complete, Associação simples, Associação complexa, Jogo da memória e Quebra-cabeças, sobre o conteúdo específico, utilizando a ferramenta no laboratório de informática.

Recursos Didáticos


Será utilizado, como recurso didático, a TV Multimídia, livros e o laboratório de informática Paraná Digital. Pretende-se trabalhar o software JClic com o objetivo de criar diversas atividades educativas de autoria.

Procedimentos Metodológicos


Os conteúdos propostos serão desenvolvidos da seguinte forma:

Primeiramente, repassados dados e informações de forma expositiva, com o objetivo de proporcionar a possibilidade de formar um esquema mental pertinente ao tema, estabelecendo relações sociais, políticas, históricas e culturais, os fatores que compõem a sociedade.

Posteriormente, os alunos reconhecerão as obras da pintura renascentista, suas variações de tonalidades (diferenças entre claro/escuro), análise na perspectiva entendendo sua importância nas obras de arte.

Aulas no laboratório de informática com o uso do Software JClic para verificação da aprendizagem.

Avaliação


Considerando a Arte como área de conhecimento que tem como objeto de estudo o saber estético, a verificação de aprendizagem não será instrumento de medida, mas de verificação processual.
Os alunos deverão demonstrar a apreensão dos conteúdos por meio das relações entre os conhecimentos estéticos e as suas realidades, evidenciados em suas produções e construção do conhecimento.

Referências


PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Diretrizes curriculares para o ensino da Arte. Seed, 2008.
PROENÇA, Graça. História da Arte. São Paulo: Ática, 1991.

Imagens enviadas pela professora Marli Aparecida Sturion
Imagem da utilização do software JClic.

Imagem da utilização do software JClic.
Recomendar esta página via e-mail: