Disciplina - Arte

Relato: Arte Abstrata

Nome do autor: Louise Cristine Gonçalves de Araújo
E-mail para contato: louise-csg@hotmail.com
Instituição / Escola: Julia Wanderley
Município / Estado: Arapongas - PR
Conteúdos: Abstracionismo
8ª série EF
Data do envio: 05/11/2010

Relato


Este relato de experiência foi desenvolvido no curso de softwares educacionais - Cmap Tools ofertados pela CRTE - Apucarana - sob a orientação do assessor pedagógico Adilson Fernandes da Cruz e o apoio dos assessores-colaboradores Fernando Pinheiro e Keli Cristina Farias.

Objetivo geral


O presente relato tem como objetivo desenvolver uma proposta de plano de aula relacionado ao movimento artístico Abstracionista. As atividades serão desenvolvidas com o auxílio da ferramenta Cmap Tools, com o intuito de que os alunos conheçam o programa e elaborarem os próprios mapas conceituais.

Desenvolvimento


A pintura abstrata caracteriza-se pela ausência de formas reconhecíveis do mundo, trabalhando com a expressividade restrita a formas, cores e linhas. De acordo com a DCE estadual da disciplina Arte, ensinar movimentos e períodos artísticos é importante para caracterizar os contextos históricos relacionados ao aprendizado plástico.
Esse conteúdo revela aspectos sociais, culturais e econômicos presentes numa composição artística, bem como explicita as relações internas ou externas de um movimento artístico em suas especificidades, gêneros, estilos e correntes artísticas. (DCEs Arte, 2009).

Procedimento metodológico


Será proposto o laboratório aos alunos como forma de conhecerem mais a respeito da pintura abstrata, por meio de pesquisas de mapas conceituais já elaborados, primeiramente na Internet e, após analisadas as imagens, construir seus próprios mapas utilizando o conteúdo arte abstrata proposto. Os alunos poderão desenvolver, também, suas habilidades plásticas, produzindo seus próprios trabalhos artísticos, baseados em conceitos abstratos.


Recursos didáticos


Para desenvolver seus próprios mapas conceituais, embasando-se no conhecimento artístico que contextualiza o Abstracionismo, farão uso de pesquisas em diversos recursos bibliográficos, imagens e vídeos, de acordo com o interesse e as limitações de cada indivíduo.


Avaliação


A atividade avaliativa ocorrerá por intermédio da observação dentro das aulas propostas e o desenvolvimento dos educandos.

Referências

PROENÇA, Graça.Descobrindo a História da Arte. 1ª ed. São Paulo : Ática, 2005.
PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Diretrizes Curriculares de Arte para o ensino Fundamental e Médio.
Curitiba: Seed, 2009
MAC USP-Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo/ www.macvirtual.usp.br.  Acesso em nov., 2010.
Recomendar esta página via e-mail: