Disciplina - Arte

Busca Educação

Relato: Arte brasileira

Nome do autor: Ivanir Bernardi Gnoatto
E-mail para contato: ivanir@seed.pr.gov.br
Instituição / Escola: CEEBJA
Município / Estado: Francisco Beltrão
Conteúdo: Arte Brasileira
Série: Ensino Médio
Data enviada: 21/10/2010


Relato


Com o passar dos anos, observando os alunos jovens e adultos que passaram pelo CEEBJA, percebemos que, apesar das dificuldades socioeconômicas e da defasagem escolar, gostavam das aulas de Arte e demonstravam interesse e muita habilidade em realizar os trabalhos artísticos. Apreciavam a arte por meio do conhecimento que tinham sobre a História da Arte e buscavam trabalhar o belo, o sensível e as cores, tendo verdadeiro fascínio pelas telas (obras) dos grandes pintores. Procuravam expor seus sentimentos e emoções, atribuindo valores à vida e percebendo, com maior significado, tudo o que esta nos oferece.

Desenvolvimento


Partindo dessa observação, decidimos desenvolver um trabalho sobre a Arte Brasileira, com um olhar diferente, no qual os alunos da EJA pudessem entender todo o contexto em que esta estava inserida, possibilitando-lhes a elevação de seu potencial criador e, principalmente, a promoção do conhecimento individual.

No decorrer das aulas, propusemos fazer uma pesquisa sobre a Arte Brasileira e tudo o que representa como conhecimento, cultura e fazer artístico. As pesquisas foram feitas na biblioteca, na internet, por meio de revistas, como a Pinacoteca, etc. Cada aluno fez seu trabalho de pesquisa, apresentou em sala de aula, interagindo com os artistas que fizeram parte da História da Arte Brasileira. Todos deram enfoque à “ SEMANA DE ARTE MODERNA” e seus idealizadores.

Foi proposto, então, aprofundar o conhecimento sobre o tema, apresentando-lhes outras fontes de pesquisa como a Coleção “ Os mestres da pintura”, na qual os alunos puderam detalhar a vida e as obras de seus artistas preferidos, destacando a genialidade de cada um. Além de adquirir conhecimento fazendo a leitura do livro, perceberam que todo o indivíduo é um ser cultural, fruidor e agente transformador da arte e da cultura elaborada pela humanidade ao longo dos tempos.

Objetivo Geral


Estimular e incentivar os alunos, a partir de uma retratação artística, a desenvolver a produção, a fruição e a reflexão, valorizando a diversidade cultural e a criação artística.


Metodologia


Os alunos escolheram um livro, um artista e uma obra de arte para analisar e retratar. Em papel cartão/cartolina e com auxílio do retroprojetor ampliaram as obras, transformando-as em desenhos, pintando-os com tinta guache. Depois de prontos, os alunos emolduraram cada trabalho, de modo que ficassem bem-acabados.
No saguão da Escola, todos os trabalhos artísticos foram expostos, juntamente com um pequeno resumo da vida dos participantes da Semana de Arte Moderna que aconteceu de 13 a 17 de fevereiro de 1922, no Teatro Municipal em São Paulo, sendo este evento a marca histórica da independência das artes no Brasil. Para comemorar o término do projeto e dos trabalhos, os alunos festejaram com brindes e presentes para todos os participantes.

Conclusão


Ana Mãe Barbosa, em seu livro “ Inquietações e mudanças no Ensino da Arte”, nos diz que “ Por meio da Arte é possível desenvolver a percepção e a imaginação, apreender a realidade do meio ambiente, desenvolver a capacidade crítica, permitindo ao indivíduo analisar a realidade percebida e desenvolver a criatividade de maneira a mudar a realidade que foi analisada” . Nesse sentido, o papel fundamental da Escola é propiciar essas experiências, fazer com que o aluno tenha contato com produções contemporâneas, em visitas, exposições ou por meio de reproduções. Refletir, discutir, estimular opiniões a respeito dos trabalhos e obras que viram, reproduzir e produzir trabalhos explorando diversas técnicas, fazem parte das transformações que contribuem para a educação do olhar diferente, crítico e do fazer e produzir arte. A Arte nos possibilita trabalhar o campo da fantasia e dos sonhos. Com a arte podemos criar e recriar mundos que nos fortalecem a cada dia, com o intuito de transformar a realidade à nossa volta.

Referências


PROENÇA,Graça. História da Arte. São Paulo : Ática, 2001.
BARBOSA, Ana Mae. Inquietações e Mudanças no Ensino da Arte. São Paulo : Cortez, 2002.
PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Diretrizes Curriculares da Educação Básica. Curitiba: Seed, 2009          



Fotos enviadas pela Professora Ivanir Bernardi Gnoatto

Foto da Professora e seus alunos na vernissagem da exposição.

Fotos da atividade Arte Brasileira
Exposição dos trabalhos dos alunos (arte brasileira).

Exposição dos trabalhos dos alunos (arte brasileira).

















Recomendar esta página via e-mail: