Disciplina - Arte

Relato: Impressionismo

Este material foi elaborado como requisito de avaliação final da oficina de Softwares Educacionais Jclic, sob orientação das docentes e assessoras pedagógicas Cislaine de Fatima Ratti e Andreia Aparecida Ferreira da Silva, da Equipe da Coordenação Regional de Tecnologia na Educação do Núcleo Regional da Educação de Umuarama, do estado do Paraná.

Conteúdo Estruturante:
Movimentos e Períodos (Impressionismo)
Nome do autor:
Vanessa Benício de Oliveira Cestari Silva
Nome do Coautor: Cislaine de Fatima Ratti e Andreia Aparecida Ferreira da Silva
E-mail para contato: vanessabenicio@seed.pr.gov.br
Instituição / Escola: Colégio Estadual Rachel de Queiroz
Município / Estado: Ivaté-PR
Série: 2º ano do Ensino Médio
Data enviada: 22/11/2010


Relato


Trata-se de uma proposta de atividades criadas com o Software JClic e, posteriormente, realizadas por alunos do 2º ano do Ensino Médio, Colégio Estadual Rachel de Queiroz em Ivaté-PR.
A arte vibrante e alegre dos pintores impressionistas enche nossos olhos de luz e cor. A presença dos contrastes, da natureza, cores luminosas, sugestão de vida feliz e harmoniosa, transparecem nas imagens criadas por eles, motivo da escolha desse período para o desenvolvimento das atividades.

Objetivos

  • Compreender os elementos que estruturam e organizam o movimento Impressionista.
  • Reconhecer e diferenciar os artistas do período Impressionista.
  • Conhecer e apreciar várias obras do período por meio da leitura de imagens.
  • Possibilitar uma nova forma de apreciação artística.
  • Aprender uma nova forma de representação artística para expressar seus pensamentos e sentimentos numa situação dada.
  • Ampliar os conhecimentos e a visão das artes visuais.
  • Ambientar o aluno ao uso do software JClic.
  • Utilizar o software JClic, por meio da resolução das atividades.

Procedimentos metodológicos


Com o auxílio da TV Multimídia, os alunos tiveram o primeiro contato com o movimento Impressionista, por meio de uma volta no tempo, visualizando os principais fatos ocorridos durante o período.
Na aula seguinte foram apresentados os principais artistas com suas obras mais lembradas e, por intermédio da leitura de imagens, os alunos analisaram detalhadamente cada obra apresentada.
O trabalho em sala de aula encerrou-se por meio de um debate, no qual os alunos discutiram sobre os fatos e os artistas.
No laboratório de informática, conheceram o software JClic, aprendendo suas funções e a maneira de utilizá-lo.
Após a familiarização com o software, os alunos executaram o pacote de atividades que havia sido preparado anteriormente.
Para concluir o tema, realizamos uma discussão sobre os prós e os contras da utilização do software JClic na resolução das atividades do período Impressionista.

Recursos didáticos


TV multimídia, Quadro e giz, Livro didático, Reproduções de obras de arte, Computadores, Software JClic.

Avaliação


A avaliação será contínua e processual, observando-se a percepção do aluno em relação ao período Impressionista, durante a abordagem do conteúdo em sala e a resolução das atividades no software Jclic.

REFERÊNCIAS


ARRIADA, M. C. Aprendizagem cooperativa apoiada por computador: aspectos técnicos e educacionais. Dissertação de Mestrado. Florianópolis: UFSC, 2001.
DONDIS, Donis A. Sintaxe da linguagem visual. 2 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2002.
GOMES FILHO, João. Gestalt do objeto: sistema de leitura visual da forma. 5 ed. São Paulo: Escrituras, 2000.
LÉVY, P. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.
PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Diretrizes Curriculares  da Educação Básica. Curitiba: Seed, 2008.


Imagens enviadas pela Professora Vanessa Benício de O. C. Silva


Captura de tela do JClic - capa


Captura de tela do JClic - quebra-cabeça


Captura de tela do JClic - cruzada



Captura de tela do JClic - complete


Captura de tela do JClic - resposta escrita

Recomendar esta página via e-mail: