Disciplina - Arte

Relato: Arte além do muro: a arte contando nossa história

Nome do Autor: Cátia Luiza Hochscheidt Mandelli
Instituição / Escola: Colégio Estadual Profª Leonor Castellano
Município / Estado: Barracão - PR
Conteúdo: Muralismo e Arte Brasileira) / Cor e Forma
Série: Programa "Viva a Escola" (diferentes séries)
Data enviada: 04 de outubro de 2010
Foi utilizado algum recurso do Portal? Sim, vídeo e imagens.
Nomes e links para os arquivos do portal:

ícone de acesso aos vídeos
Portinari


ícone para acessar lista de imagens
Abaporu - Tarsila do Amaral


ícone para acessar lista de imagens
Meninos soltando pipa - Cândido Portinari





Relato

A iniciativa do projeto “Arte além do muro: a arte contando nossa história” surgiu a partir do Programa Viva a Escola, de Artes Visuais – “Descobrindo a si mesmo e ao mundo através das artes visuais”, em desenvolvimento no Colégio Estadual Profª Leonor Castellano, Ensinos Fundamental e Médio, no município de Barracão – PR, coordenado pela Professora de Artes, Cátia Luiza Hochscheidt Mandelli.


Objetivos


  • Possibilitar aos educandos e à comunidade o acesso às produções artísticas, bem como reconhecer a imensa diversidade na qual está inserido;
  • Incentivar a exploração das possibilidades da pintura, compreendendo a linguagem visual, tornando-se apto a ler sua própria produção, a produção do outro e de artistas brasileiros, suas obras de arte e os produtos da cultura;
  • Promover a liberdade de imaginação, incentivando o poder de criação e de recriação.

 

Procedimentos metodológicos


Iniciado o projeto, o colégio buscou parcerias com empresas locais, que fizeram a doação de tintas acrílicas.
Foi escolhida a parte frontal do muro para a pintura, destacando-se algumas realidades presentes no contexto escolar, como a inclusão de alunos portadores de deficiências; a tecnologia, como os computadores e a TV pen-drive, ferramentas indispensáveis que vieram para enriquecer e estimular a aprendizagem, propiciando inúmeras possibilidades de aproximação do educando com os conteúdos de cada disciplina, valorizando, sobretudo, o conhecimento; a representação dos (as) grandes agentes do processo educacional: o (a) professor (a); o aluno; a família. Foi feita, também, a representação de locais importantes da cidade, como o marco da fronteira, a igreja de N. Srª Aparecida, o município; a prefeitura; a escola; a araucária símbolo do Paraná e a bandeira paranaense. Para tanto, foram feitas releituras de fragmentos de algumas obras de artistas brasileiros, como Cândido Portinari e Tarsila do Amaral. Cada parte da grande obra foi planejada para que contasse um pouco da realidade presente no ambiente escolar e fora dele. Vale a pena parar, olhar, e fazer sua própria leitura.


Resultados


As formas e as cores estão despertando curiosidade e elogios da comunidade. Os alunos denotam maior autoestima, aumentando o rendimento escolar e a valorização da Arte enquanto valor humano, pois a arte permite trabalhar a emoção, a humanização, a sensibilidade e, certamente, sempre trará bons frutos!
Na parte lateral, onde passa a BR-163, pretende-se compor figuras, formas e cores, inspiradas no artista Romero Britto, arte que despertará muita alegria a todos.



Fotos enviadas pela Professora Cátia Luiza Hochscheidt Mandelli


As fotos mostram o resultado do trabalho "Muralismo", no qual os educandos reproduziram parte do histórico de Barracão-PR, por meio da representação dos principais locais da cidade.

Foto pintura no muro

Foto pintura no muro

Foto pintura no muro

Foto pintura no muro

Foto pintura no muro

Foto pintura no muro

Foto pintura no muro
Foto pintura no muro

Foto pintura no muro

Foto pintura no muro
Recomendar esta página via e-mail: