Disciplina - Arte

Relato: Folclore

Conteúdo estruturante: Arte Popular
Nome da autora:
Kayane Cristina Hermes
E-mail para contato:
kayane@hotmail.com
Instituição / Escola: Colégio Estadual Leonardo Francisco Nogueira
Município / Estado:
Pinhalão-PR
Conteúdo específico:
Folclore
Série:
1º ano/Ensino Médio
Data enviada:
02/06/2010


Relato


Folclore é um gênero de cultura de origem popular, constituído pelos costumes e tradições populares transmitidos de geração em geração. Todos os povos possuem suas tradições, crendices, superstições, que são disseminadas por meio de lendas, contos, provérbios, canções, danças, artesanatos, jogos, religiosidade, brincadeiras infantis, mitos, idiomas e dialetos característicos, adivinhações, festas e outras atividades culturais que nasceram e se desenvolveram com o povo.

Objetivos

  • Utilização do software JClic, por meio de atividades interativas como: jogo da memória, palavra cruzada, quebra-cabeça de lacuna, quebra-cabeça duplo.
  • Possibilitar uma nova forma de apreciar, produzir e contextualizar a cultura espontânea de um povo (folclore), utilizando para isso as novas tecnologias.

Procedimentos metodológicos


Descrição da forma na qual o conteúdo será trabalhado e sua relação com os recursos indicados. Introdução do folclore brasileiro, abordando os mitos, lendas, costumes e tradições. Após, os alunos serão levados à sala de informática e a proposta será desenvolvida fazendo a apresentação dos seguintes jogos no software JClic: Palavra cruzada, Quebra-cabeça de lacuna, Quebra-cabeça duplo, Jogo da memória.

Referências


BERTELLO, Maria Augusta. Arte minimanual de pesquisa. Minas Gerais: Claranto Editora, 2003.
TAVARES, Isis Moura. Educação, corpo e arte. Curitiba: IESDE, 2004.
DANÇAS CIRCULARES E CIRANDAS. Disponível em : HTTP://www.rosanevolpatto.trd.br\ danças>. Acesso em set. 2007.
HADDAD, Denise Akel e MORBIN, Dulce Gonçalves. A Arte de fazer Arte. São Paulo: Saraiva, 2004.
PROENCA, Graça. História da arte. São Paulo: Ática, 2004.
PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Diretrizes Curriculares da Educação básica. Curitiba: SEED, 2008.

Imagens enviadas pela Professora Kayane Cristina Hermes

Captura de tela do JClic - Palavras Cruzadas cruzadina
Captura de tela do JClic - Palavras Cruzadas cruzadina
Captura de tela do JClic  -  jogo da memoria
Captura de tela do JClic - jogo da memoria
Captura de tela do JClic  -  quebra-cabeça lacuna2
Captura de tela do JClic - quebra-cabeça lacuna2
Captura de tela do JClic - quebra-cabeça lacuna
Captura de tela do JClic - quebra-cabeça lacuna
Recomendar esta página via e-mail: