Disciplina - Arte

Relato: O sfumato na pintura virtual

Conteúdo Estruturante: Composição
Nome do autor: Miryan Tavares Sobral
E-mail para contato: miryan_tavares@hotmail.com
Instituição / Escola: Escola de Ed. Especial 12 de Outubro
Município / Estado: Assaí - PR
Conteúdo específico: Técnica Sfumato (pintura virtual)
Série: alunos especiais - acima de 16 anos
Data de envio: 17/06/2010


Relato

Nesta aula mostraremos aos alunos a importância da arte em nossas vidas. Realizaremos uma exposição de vários quadros de pintores famosos e seus estilos. Após a escolha do artista, iniciaremos a atividade, propondo o trabalho e a técnica a ser utilizada. Escolhida a obra Mona Lisa, de Leonardo da Vinci, e a técnica do sfumato, utilizada por ele para pintá-la, falaremos sobre sua vida e obra, provavelmente a obra mais famosa ou popular da História da Arte. Conversaremos com os alunos sobre o valor dessa pintura e sobre o Museu do Louvre, na França, local onde a obra está exposta. Explicaremos que a técnica utilizada por Leonardo da Vinci para pintar a Mona Lisa foi o sfumato, que em italiano quer dizer “misturado” ou “esfumaçado” e que esta técnica apresenta uma pintura sem linhas ou limites, como se fosse fumaça.

Procedimento metodológico

Levaremos as crianças ao laboratório de informática e abriremos o programa Gimp, (atendendo aos alunos de modo individual). Disponibilizaremos a imagem com o contorno da Mona Lisa e a proposta será a pintura desta, trazendo-a para a atualidade, fazendo uso das ferramentas do programa. Tentaremos, na medida do possível, fazer pinturas esfumaçadas, utilizando a ferramenta borrar ou mesmo o aerógrafo.

Resultado

Ao final, realizaremos um passeio pela sala de informática para apreciação de todos os trabalhos. Tal proposta inclui, também, salvar as imagens para, posteriormente, reproduzi-las na TV Multimídia.

Referências

DINIZ, Solange Valadares Célia. Livro de Artes, cotidiano escolar. Belo Horizonte: V3, Editora FAPI.
PARANÁ.Currículo básico para a escola pública do estado do Paraná. 3ed. Curitiba: SEED, 1997.
PARANÁ. Diretrizes curriculares de artes para a educação básica. SEED: Curitiba, 2006.
www.AllPosters.com.br
www.iGShopping.iG.com.br
www.literaturaifes.blogspot.com


Imagens enviadas pela Professora Miryan Tavares Sobral

Imagem disponibilizada com o contorno da Mona Lisa, na qual será desenvolvida a proposta, que será a pintura desta (trazendo-a para a atualidade) com a técnica do sfumato. A atividade fará uso das ferramentas do software Gimp (borrar ou aerógrafo).

Contornos da obra Monalisa de Leonardo da Vinci.
Contorno da obra de Leonardo da Vinci "Monalisa"
Pintura de Leonardo da Vinci
Pintura de Leonardo da Vinci "Monalisa".
Recomendar esta página via e-mail: