Disciplina - Arte

Relato: Pós-Impressionismo

Este material foi elaborado como requisito de avaliação final da oficina de Softwares Educacionais – Gimp e Cmap Tools, sob orientação da docente e assessora pedagógica Andrea Kruk, da equipe da Coordenação Regional de Tecnologia Educacional do Núcleo Regional de Educação de Irati, do estado do Paraná.

Conteúdo estruturante: Elementos Formais / Composição / Movimentos e Períodos
Nome do autor: Anísio Hykavy
E-mail: anisio@seed.pr.gov.br
Instituição: C. E. João de Mattos Pessôa
Município: Irati - PR
Conteúdo específico: Ponto e Linha / Pontilhismo / Pós-Impressionismo
Série: 5ª - Ensino Fundamental
Data enviada: 24/08/2010
Foi utilizado algum recurso do Portal? Sim, imagem e vídeo
Nomes e links para os arquivos do portal:

ícone imagemTarde de domingo na grande jatte (Seurat)
Acesse a imagem



ícone vídeo Seurat
Acesse o vídeo



Relato


Atualmente, as Diretrizes Curriculares da Educação Básica contemplam e fundamentam os conteúdos básicos em Arte Visuais com o intuito de que o professor desenvolva o seu trabalho articulando o conhecimento especializado e sistematizado, objetivando uma formação de qualidade para os alunos. O professor deve compreender e utilizar a Arte como linguagem, mantendo uma atitude de busca pessoal ou coletiva, articulando a percepção, imaginação, emoção, investigação, sensibilidade e a reflexão ao realizar e fazer fluir as produções artísticas por meio da apresentação de obras artísticas diversas.

O Pontilhismo é um método artístico elaborado pelos pintores franceses Georges Seurat e Paul Signac, no século XIX, a partir de um movimento artístico chamado Pós-Impressionista. Muitos artistas usaram o ponto como base para a realização de suas obras, pinturas e imagens. A pintura pontilhista é composta por pontos ou pequenas manchas coloridas. É necessária muita paciência para se obter bons e bonitos efeitos usando essa técnica. Ganha-se, também, bons efeitos quando os pintores usam tinta a óleo para pintar as telas.

Objetivo


O objetivo deste trabalho é despertar o interesse do aluno pela Arte, bem como o aprofundamento do conteúdo básico referente às Artes Visuais, utilizando o ponto e a linha na elaboração de desenhos e pinturas, bem como reconhecer a linha e o ponto nas obras apresentadas.

Material utilizado


TV Multimídia, pen-drive, régua, compasso, folha A4, lápis de cor, canetinhas, cartolina.

Procedimentos Metodológicos


No decorrer das aulas serão desenvolvidos os seguintes procedimentos: análise das imagens, reproduzir e fazer releitura, criar desenhos e composições e estilização de imagens.

Referências


Apostilas de Arte Positivo
CALÁBRIA, Ana Paula Brondi; MARTINS, Raquel Valie. Arte, história e produção. V.1e2.
PARANÁ.Secretaria de Estado da Educação. Diretrizes Curriculares da Educação Básica. Curitiba: Seed, 2009.               





Recomendar esta página via e-mail: