Disciplina - Arte

O processo de transformação da capoeira: de luta proibida a valorizada herança africana

Para que os alunos possam compreender melhor o processo de transformação da capoeira, de luta proibida a valorizada herança africana, os alunos formaram grupos de 5 ou 6 componentes e realizarão uma pesquisa sobe os dois principais nomes da capoeira: Mestre Pastinha e Mestre Bimba. Cada um destes consagrados mestres contribuiu para a capoeira ter se transformado num dos símbolo do Brasil.

 

  • Passo a passo: como organizar a pesquisa
  1. Organize as equipes.
  2. Defina os temas para cada uma das equipes.
  3. Converse com os alunos e determine coletivamente os objetivos de cada um dos temas a serem pesquisados.
  4. Não deixe de estabelecer com clareza os critérios de avaliação. Esclareça os alunos sobre a forma de apresentação dos trabalhos
  5. Se necessário, reserve o laboratório de informática para a pesquisa ou selecione algumas obras adequadas para a pesquisa na biblioteca da escola.
  6. Sugira sítios para a realização da pesquisa

A metade do número total de equipes da turma ficará presponsável pela pesquisa sobre o Mestre Pastinha e a outra metade se preocupará em levantar informações sobre o Mestre Bimba. Os grupos deverão agrupar as informações relativa aos mestres, visando a organização de um biografia de cada um destes personagens:

  1. Onde  e quando nasceram, viveram e morreram.
  2. Como passaram a praticar e a divulgar a capoeira.
  3. Qual estilo de capoeira cada um dos mestres  se identifica.
  4. Descrever as especificidades da capoeira angola e da regional.

No laboratório de informática as respostas serão compartilhadas em forma de textos colaborativos elaborados no Google Docs . Depois de realizadas a pesquisa, os alunos deverão expôr suas respostas em forma de jornal mural. Caso a escola não ofereça laboratório de infomática, o professor deverá disponibilizar os textos sugeridos (ver abaixo em "sítios sugeridos para a realização da pesquisa") e os alunos, em seus grupos, produzirão sua respostas em forma de cartazes em sala-de-aula sob a orientação do professor

Como fazer jornal mural? Acesse: http://www.construirnoticias.com.br/asp/materia.asp?id=504 Acesso em: 04/11/10.

  • Sites sugeridos para a realização da pesquisa

Disponível em: http://www.capoeiraburgos.com/content/view/3/19/lang,br/  Acesso em: 21/11/10. 

Disponível em: http://capoeiraartbrasil.bloguedesporto.com/47862/HISTORIA-DO-MESTRE-PASTINHA/ Acesso em: 21/11/10. 

Disponível em: http://360graus.terra.com.br/geral/default.asp?did=2060&action=geral Acesso em: 21/11/10. 

Disponível em: http://www.usp.br/agen/bols/2004/rede1524.htm  Acesso em: 21/11/10. 

Disponível em: http://www.cdof.com.br/capoei2.htm  Acesso em: 21/11/10. 

Disponível em:  http://raizculturablog.wordpress.com/2008/01/17/a-origem-da-capoeira-e-mestre-bimba/ Acesso em: 21/11/10.

Disponível em: http://www.efdeportes.com/efd133/mestre-bimba-o-fundador-e-rei-da-capoeira-regional.htm Acesso em: 21/11/10. 


Essa atividade foi extraída da aula Senzala e a formação da cultura afro-brasileira: o exemplo da capoeira da professora Vanessa Maria Rodrigues Viacava - Curitiba/PR. Disponível no Portal do Professor/MEC. Acessado em: 12/07/2013. Todas as informações contidas nela são de responsabilidade do autor.

Recomendar esta página via e-mail: