Disciplina - Arte

Modernismo brasileiro e identidade nacional

Exibição do vídeo, com duração de 6 minutos, sobre o Modernismo, disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=ATAY66NkR-4 .

O professor deverá orientar os alunos a anotarem as possíveis dúvidas e questões que vierem a ter durante a exibição. Após a exibição, os alunos deverão ser divididos em três grupos. Cada grupo ficará responsável pela pesquisa em uma das áreas do Modernismo: poesia, música e artes plásticas. Divididos os grupos, o professor irá propor aos alunos as seguintes questões:
- Qual a importância da Semana de Arte Moderna para o Modernismo?
- Qual a relação que os modernistas tinham para com os artistas que os precederam?;
- Quais os aspectos fundamentais da arte modernista?;
- Qual a relação entre identidade nacional e arte modernista?

Cada grupo deverá debater essas questões internamente a partir dos textos disponíveis nos links: http://www.brasilescola.com/literatura/o-modernismo-no-brasil.htm e http://www.itaucultural.org.br/aplicexternas/enciclopedia_ic/index.cfm?fuseaction=termos_texto&cd_verbete=359 . Cada grupo deverá redigir, em no mínimo;duas e no máximo quatro laudas, as respostas às perguntas propostas para serem entregues ao professor.


Essa atividade foi extraída da aula Modernismo brasileiro e identidade nacional do professor Bruno Viveiros Martins - Belo Horizonte/MG. Disponível no Portal do Professor/MEC. Acessado em: 15/07/2013. Todas as informações contidas nela são de responsabilidade do autor.

Recomendar esta página via e-mail: