Disciplina - Arte

As manifestações culturais afro-brasileiras

Esta atividade tem o objetivo de possibilitar que os alunos descubram algumas das regiões do Brasil onde as manifestações culturais afro-brasileiras estão presentes e são preservadas.

Para essa atividade o professor deverá fazer um levantamento com seus alunos se na região em que moram existe algum tipo de manifestação cultural afro-brasileira e se eles participam destas manifestações.

Após este levantamento, divida a turma em grupos. Cada grupo ficará responsável por uma região (Norte, Sul, Sudeste, Nordeste, Centro-Oeste) e deverá pesquisar quais as manifestações culturais acontecem nela, destacando as manifestações da cultura afro-brasileira.

Construa um roteiro de pesquisa com cada grupo, que deve ter o objetivo de levantar as diferentes manifestações culturais vivenciadas e preservadas em cada região, buscando compreender porque elas ocorrem nesta ou naquela região.

Peça para cada grupo apresentar as suas descobertas.

Para sintetizar as descobertas de todos os grupos, entregue um mapa do Brasil com a divisão política dos Estados e, em seguida, peça aos alunos para marcar neste mapa as manifestações culturais afro-brasileiras que acontecem em cada região. Para isto é importante que os alunos criem uma legenda com cores e símbolos diferentes para cada manifestação.

Possibilidade de trabalho interdisciplinar: As atividades aqui sugeridas podem ser trabalhadas em conjunto com a disciplina de Geografia, principalmente, no que se refere a localização das regiões do Brasil, em que cada manifestação cultural acontece, e na criação das legendas.


Essa atividade foi extraída da aula As manifestações culturais afro-brasileiras da professora Ana Flávia Ribeiro Santana - Uberlândia/MG. Disponível no Portal do Professor/MEC. Acessado em: 15/07/2013. Todas as informações contidas nela são de responsabilidade do autor.

Recomendar esta página via e-mail: