Disciplina - Arte

Arte Povera

Pesquise previamente, referencial sobre Arte Povera – Arte Pobre (Movimento surgido na década de 60, na Itália, com o crítico Germano Celant) e planeje uma aula teórica sobre este conteúdo:

*A Arte Povera carregava o adjetivo pobre, por ser uma arte que rompia com o universo da industrialização, voltando-se para matérias primas naturais como terra, planta, água, cascos de árvore, grãos, sementes ou derivados da natureza, sacos, panos, couro, papelão, corda... que oferecem pouco em se tratando de estética, mas ricos em elementos de composição plástica e ressignificação.


Ø Providencie projetor multimídia e notebook e apresente à turma os dados coletados em sua pesquisa. Sugestão:

*Arte Povera - Germano Celant resume a fórmula : " Arte povera + azioni povere " (arte pobre + ação pobre). Afirmando-se especificamente como manifestação europeia, a "Arte Povera" refere-se a uma aventura intelectual e artística cujos fundamentos ideológicos estão em oposição às propostas formalistas e consumistas da arte americana e traduz uma atitude moral, uma posição crítica, ética e política. Na Arte Povera os artistas exprimem-se, essencialmente, realizando instalações onde utilizam materiais orgânicos, simples, "pobres", querendo elevar as coisas mais banais e mais insignificantes ao nível da arte. É como "um vasto campo de convergências" onde se encontram ao mesmo tempo, textos de artistas e obras de um conjunto de criadores - então desconhecidos, hoje solicitados pela cena artística internacional: Giovanni Anselmo, Alighiero Boetti, Calzolari, Luciano Fabro, Jannis Kounellis, Mario Merz, Marina Merz, Giulio Paolini, Pino Pascali, Giuseppe Penone, Michelangelo Pistoletto e Gilberto Zorio, etc.

*Arte povera: Matérias inúteis produzem arte Povera, feminino de povero, é uma palavra italiana que significa "pobre". Assim foi conhecido esse movimento surgido na década de 1960 na Itália: Arte povera. Pobre porque propunha a utilização de materiais inúteis, simples, o que hoje comumente chamamos de sucata: metal, pedra, areia, madeira, trapos, etc.


Ø Apresente imagens de obras em Arte Povera e fale sobre elas, deixando que os alunos comentem suas percepções acerca dos elementos gráfico e plásticos que as compõe;

Ícone imagens
Pistoletto , Venus of the Rags, 1967 ("Venus dos Trapos")





Na verdade, Michelangelo Pistoletto é um ícone do que se chamou, na Itália, de Arte Povera (ao pé da letra “arte pobre”). Trata-se de um movimento que preconizou, na pintura, a utilização de materiais não convencionais como areia, madeira, sacos, jornais, cordas, terra, e trapos... desejando, com isso, "empobrecer" a pintura e, assim, eliminar quaisquer barreiras entre a arte e o dia a dia das pessoas.

Ícone imagens
Robert Smithson, Land Art-Rampa da Amarillo





Ø Sintetize para a turma os pontos fundamentais que você pretende discutir neste conteúdo. Sugestão:

*Os artistas poveros podem ser caracterizados pela ênfase na ação, no comportamento e na construção, na ressignificação de materiais, aproveitando o uso de elementos primários extraídos ou reciclados, frutos da experiência contemporânea. Desta forma, a poética da Arte Povera assume posição de destaque na contemporaneidade, devido ao seu mérito em produzir objetos de arte alternativos frente à conscientizada situação sócioeconômica da sociedade capitalista, onde a arte é vista como mercadoria, portanto, riqueza e poder. Trabalhar com elementos primários reconduzindo a arte à vida, também é contribuição desta tendência que se utiliza de tecnologia como a luz elétrica, o néon, o aço inoxidável e alguns poveros apresentam ainda a ideia da obra aberta e da arte tanto como construção de objetos, como ação e comportamento. A tendência, tão variada e rica em contributos pessoais, tem como característica o fato de ter sempre produzido objetos na tentativa de colocar em prática ações pobres para traduzir o seu espírito poético, pois na Arte Povera, as obras concernem mais ao processo do que ao produto.



Essa atividade foi extraída da aula "Arte Povera - possibilidades na escola", do professor Soraia Cristina Cardoso Lelis - Uberlândia/MG. Disponível no Portal do Professor/MEC. Acessado em 15/07/2013. Todas as informações contidas nela são de responsabilidade do autor.
Recomendar esta página via e-mail: