Disciplina - Arte

Pau-de-fita - dança folclórica

Para dar início às atividades o(a) professor(a) poderá construir o pau-de-fitas com o auxílio das crianças (Figura 1). Cada uma delas escolherá a cor de sua fita e com a ajuda do(a) professor(a) irá cortá-la com um comprimento de 3 metros. Em seguida, o(a) professor(a) fará a fixação de cada uma das fitas em um poste de aproximadamente 2 metros de altura (ex.: poste da rede de vôlei). Após fixadas, cada criança esticará sua respectiva fita e formarão um círculo entorno do potes para iniciar o ensaio da dança.



Material: pau-de-fita, aparelho de som e cd de música
Local: quadra ou pátio  

Dando sequência a atividade anterior as crianças postadas em círculo entorno do pote iniciarão o ensaio de alguns passos da dança.

1º passo(troca de duplas):
 em duplas as crianças trocarão de lugar fazendo a primeira trança na fita.
2º passo (troca grupos): a segunda troca será feita em grupos de 4 crianças onde um grupo irá rodar no sentido horário e o outro no sentido anti-horário.
3º passo (troca dos meninos): as meninas levantarão suas fitas e o meninos passarão por debaixo com a suas fitas dando uma volta completa no mastro até voltar ao seu lugar de origem.
4º passo (troca das meninas): agora é a vez dos meninos levantarem suas fitas para que as meninas façam a volta entorno do mastro.
5º passo (dançando com a fita): as mesmas duplas do primeiro passo vão se juntar e dançar abraçadas. Nesse momento elas farão 5 rodopios para a direita.
Em seguida, as duplas, ainda dançando juntas farão 5 rodopios para a esquerda para começar a desfazer as tranças do mastro. Os passos que se seguem serão no sentido contrário ao que foi feito até este momento do 4º para o 3º, do 3º para o 2º e do 2º para o 1º passo que irá finalizar a coreografia. Ao final dos passos todas as fitas estarão desatadas das tranças.
Os movimentos durante as coreografias devem ser feitos com rebolados e requebrados no ritmo da música, por isso, as repetições da coreografia devem ser feitas acompanhadas com embalos musicais da dança do pau-de-fita.

Sugestões de músicas:
  - “Expresso da Rancheira” do Grupo Chiquito e Bordoneio - “Dança do Universo” do grupo De braços Abertos. - “Encontro das águas” do grupo De Braços Abertos.



Essa atividade foi extraída da aula "Pau-de-fita - dança folclórica", do professor Luciano Silveira Coelho - Belo Horizonte/MG. Disponível no Portal do Professor/MEC. Acessado em 11/07/2013. Todas as informações contidas nela são de responsabilidade do autor.




Recomendar esta página via e-mail: