Disciplina - Arte

Danças Folclóricas Brasileiras: Festas Tradicionais do Nordeste

Para essa atividade sugiro que ouçam o áudio que traz informações sobre folguedos, em especial a história do Bumba-meu-boi e curiosidades sobre as tradicionais festas Juninas.

Professor gente brasileira: parte 5: folguedos, danças e músicas bumba-meu-boi e festa de São João

Ícone de áudio
Professor gente brasileira: parte 5: folguedos, danças e músicas bumba-meu-boi e festa de São João





Sinopse: o áudio fala das festas dos meses de junho e julho, espalhadas pelo nordeste brasileiro. É tempo de “Bumba-meu-boi” e “São João”, festas tradicionais que se incorporaram na cultura brasileira e revelam nosso jeito de ser. A primeira é um folguedo que tem influência dos brancos (no enredo), dos negros (no batuque) e dos índios (na dança). Já a Festa Junina é uma homenagem aos Santos: São Pedro, Santo Antonio e São João. De origem portuguesa, tem na quadrilha uma dança que veio junto com a colonização. Essa era uma dança de salão que ao chegar no nordeste brasileiro teve suas adaptações. Osvald Barroso (diretor do museu da imagem e do som do Ceará) comenta que essa é uma das maiores festas popular do Brasil e afirma que é sempre reinventada e sobrevive ao longo do tempo e se tornou também uma festa urbana.

Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=18074 (acessado em 05/10/2010).

Antes da apresentação do áudio elaborar um roteiro para que os alunos durante a exibição anotem e respondam algumas questões pertinentes ao tema.

Sugestão de roteiro para o áudio:


  • Os povos Brancos, Negros e os indígenas influenciaram na formação da cultura brasileira de que forma?
  • Qual é a história do Bumba meu boi?
  • Quem são os personagens do Folguedo Bumba meu boi?
  • Em outras partes do País ele se modificou, quais foram as principais mudanças na região norte, principalmente em Parintins?
  • O que é o Bumbódromo e onde é realizado?
  • De onde vem a dança chamada Quadrilha?

Documentário:

Vamos conhecer um pouco mais sobre a história do Boi, através do Documentário produzido pelo Canal Futura “Danças Brasileiras – Bumba-meu-boi”.

Sinopse do documentário: "Viajando pelo Brasil, procurando conhecer e aprender os passos, gingados dos dançarinos populares, aprendemos que as danças circulam, e que o corpo informa sobre a vida de cada dançarino.

Documentário produzido pelo Canal Futura apresentado por Antônio Nóbrega e Rosane Almeida. Nesse episódio, o Bumba-meu-boi do Mestre Ciriaco.


ícone vídeo
Danças Brasileiras – Bumba-meu-boi - parte 1
(acessado em 05/10/2010).



ícone vídeo
Danças Brasileiras – Bumba-meu-boi - parte 2
(acessado em 05/10/2010).





Essa atividade foi extraída da aula "Danças Folclóricas Brasileiras: Festas Tradicionais do Nordeste", do professor Marcelo Costa Curitiba/PR. Disponível no Portal do Professor/MEC. Acessado em 11/07/2013. Todas as informações contidas nela são de responsabilidade do autor.


Recomendar esta página via e-mail: