Disciplina - Arte

Música - Explorando a cadência

Iniciar a aula com algumas reflexões acerca do tema:
Vocês sabem o que significa a palavra cadência?
• Segundo o dicionário Aurélio: Cadência significa regularidade de movimentos ou sons
Vocês sabiam que muitas coisas na vida possuem ou são regidas por uma cadência?
Querem um exemplo prático? Coloquem a mão no peito e sintam as batidas do coração. Percebam que suas batidas são sentidas em intervalos de tempos regulares.
Vamos agora fazer uma experiência: Vamos todos correr durante um minuto sem parar. (o professor poderá propor uma atividade específica para tornar a corrida mais interessante, por exemplo um pique).
Após a atividade retomas a discussão: Percebam que agora as batidas do coração estão mais rápidas porém a regularidade continua, ou seja, o tempo entre uma batida e outra apesar de mais breve é o mesmo. Isso quer dizer que o coração segue uma cadência e a falta da mesma pode gerar danos para nossa saúde. (Caso o professor ache necessário poderá aprofundar as explicações dentro da fisiologia do coração e do exercício).

A partir desse conhecimento, vamos agora produzir sons variados com cadência?

Atividade 01:
• O professor irá propor um desafio aos alunos: Quem será o aluno mais criativo, na produção de um som diferente, cadenciado utilizando para isso, recursos encontrados no local (madeira, pedras, areia, garrafas, o corpo, etc.)
Após a exploração, vivência e montagem dos sons, o professor poderá junto com a turma eleger os mais criativos.

Atividade 02: (O professor deverá pedir previamente que os alunos tragam para a aula sucata - latas, garrafas, panelas, grãos, etc.).
• Utilizando sucata, confeccionar instrumentos diversos e solicitar aos grupos que montem uma sequência cadenciada com a utilização desses instrumentos.

Atividade 03:
• Agora que montamos sons diferentes e em diferentes cadências, vamos usar um ou dois deles como guia e seguir suas cadências, cada um utilizando o instrumento que produziu?
O professor poderá utilizar diferentes alunos como um “gerador de cadência” enquanto os outros seguem sua referência numa espécie de bandinha rítmica, harmonizando e sincronizando cada vez mais os alunos a partir das vivências.
 Ao final os alunos poderão eleger qual sequência foi a melhor.
Avaliação

Através das impressões e diálogos com a turma verificar o nível de apreensão nas atividades vivenciadas identificando:
1. A criatividade na construção de material para a vivência;
2. O respeito e a cumplicidade para com os colegas durante as tarefas;
3. A assimilação de vivências e conceitos diversos como o de ritmo e cadência, estimuladas pela visão do conhecimento adotada;

OBS: Além de uma possível discussão final onde o professor poderá detectar se conceitos como o de cadência e ritmo trabalhados durante a aula foram assimilados pelos alunos; o professor também deverá observar e analisar todo o processo de criação e vivência dos alunos no que diz respeito à integração, participação, desenvoltura, raciocínio, criatividade, expressividade e consciência corporal durante todas as atividades e na execução dos movimentos, visando detectar se houve aproximação entre os objetivos da aula e a concretização da mesma.



Essa atividade foi extraída da aula "Explorando a cadência", do professor Wilson Vassallo Fagundes - Juíz de Fora/MG. Disponível no Portal do Professor/MEC. Acessado em 15/07/2013. Todas as informações contidas nela são de responsabilidade do autor.



Recomendar esta página via e-mail: