Disciplina - Arte

Produzindo uma peça teatral

Entre as funções para criar uma peça de teatro destacamos algumas delas: diretor geral, roteirista, narrador, personagem, figurinista, maquiador, cenógrafo, figurante, produtor, etc. Distribua as funções aos alunos de acordo com o perfil e interesse de cada um, de forma que toda a turma participe da atividade.

Após a escolha do texto e da divisão de tarefas, o professor deverá apresentar a turma o cronograma de prazos e etapas a serem cumpridas até a apresentação da peça.
Sugerimos o seguinte cronograma:

Aulas                                                   Etapa
1
2
1
1
Adaptação do texto, pesquisa e criação dos personagens, cenário, figurino, etc
Construção do cenário, dos figurinos, marcação de cena, iluminação, etc
Ensaio geral com todo o grupo, correção de falas, expressão corporal, oralidade, acerto de som e iluminação, etc
Apresentação para a comunidade escolar







Atenção professor! Caso perceba que o cronograma não esta correspondendo com o andamento das atividades da turma, este deverá ser revisto.
Reserve uma sala para apresentação da peça, divulgue para comunidade escolar para que todos possam participar.

No dia da apresentação o narrador deverá fazer uma breve fala ao público informando sobre o autor do conto, o conto e a releitura dos alunos.


Essa atividade foi extraída da aula "A hora do conto: analisando a obra de Dalton Trevisan", da professora Juliana Gomes de Souza Dias - Curitiba/PR. Disponível no Portal do Professor/MEC. Acessado em 12/07/2013. Todas as informações contidas nela são de responsabilidade do autor.






Recomendar esta página via e-mail: