Disciplina - Arte

Sugestões de leitura

Capa livro Brecht : Um Jogo de Aprendizagem
KOUDELA, Ingrid Dormien. Brecht: um jogo de aprendizagem. Editora Perspectiva, 2007

Este livro abre ao leitor brasileiro uma visão pouco conhecida da obra brechtiana: a da peça didática como uma proposta de teatro que abole a presença do espectador e a converte em ação participativa. Todos são atuantes na ação encenante. Reunindo em uma síntese original Viola Spolin, Jean Piaget a Brecht, a autora esboça aqui uma autêntica teoria do jogo de aprendizagem e da educação, propondo inclusive elementos para a sua metodologia e implementação prática. (Fonte: Livrarias Saraiva)

Palavras-chave: teatro, jogos teatrais, Brecht, peça didática.




Capa do livro Jogos para atores e não atores.
BOAL, Augusto. Jogos para atores e não-atores. Editora Civilizações Brasileira, 2009.

Todo mundo atua, age, interpreta. Somos todos atores. Até mesmo os atores. Teatro é algo que existe dentro de cada ser humano, e pode ser praticado na solidão de um elevador, em frente a um espelho, no Maracanã ou em praça pública para milhares de espectadores. Em qualquer lugar, até mesmo dentro dos teatros. (Fonte: Livraria Cultura)

Palavras-chave: jogos teatrais, Teatro do Oprimido, atores, teatro.






Capa do livro Jogos Teatrais
KOUDELA, Ingrid Dormien. Jogos teatrais. Editora Perspectiva, 2004.

A procura de um sistematização do ensino de Teatro norteia as preocupações deste livro, que vem preencher lacunas sensíveis, em nosso meio, neste espaço cheio de dúvidas e contradições, que é o Teatro aplicado à Educação ou, como se pretende atualmente, Teatro-Educação. (Fonte: Livrarias Saraiva)

Palavras-chave: jogos teatrais, teatro, atores.






capa do livro Jogos teatrais na escola. Atividades globais de expressão.
REVERBEL, Olga. Jogos teatrais na escola. Atividades globais de expressão. Editora Scipione, 1993.

Esta obra apresenta vários jogos teatrais e dramáticos adaptados às diferentes faixas etárias, os quais favorecem, entre outros aspectos, o relacionamento, a espontaneidade, a imaginação e a percepção das crianças de ensino fundamental. (Fonte: Cia do Livro)

Palavras-chave: jogos teatrais, atores, teatro.






Capa do livro Jogos teatrais na sala de aula
SPOLIN, Viola. Jogos teatrais na sala de aula. Editora Perspectiva, 2007.

Parte de um projeto – que se tornou uma grande contribuição ao ensino de teatro –, este livro é uma demonstração ao vivo do quanto o jogo, com toda a sua força mobilizadora e materializadora das energias humanas, pode ter uma extraordinária função pedagógica. (Fonte: Livraria Saraiva)

Palavras-chave: atores, jogos teatrais, teatro.



capa do livro Metodologia do Ensino de Teatro.
JAPIASSU, Ricardo. Metodologia do Ensino de Teatro. Editora Papirus, 2001.

O livro constitui referência bibliográfica relevante para profissionais da educação interessados em discutir e resgatar o papel e o espaço das diferentes linguagens artísticas, além de fornecer um guia de atividades que pode ser utilizado em sala de aula e para grupos. (Fonte: Livraria Cultura)

Palavras-chave: atores, jogos teatrais, teatro.






Capa do livro Texto e Jogo
KOUDELA, Ingrid Dormien. Texto e jogo. Editora Perspectiva, 1996.

Este livro é antes de tudo o registro de uma prática: a do jogo teatral a partir do texto 'modelo de ação' das peças didáticas de Brecht (o Lehrstück). Ingrid Koudela expõe agora o que conceitua como um 'método para investigação das relações dos homens entre os homens', onde transparece não só a grande importância do educador, como também a renovação da própria função teatral. (Fonte: Livrarias Saraiva)

Palavras-chave: jogos teatrais, teatro, atores.
Recomendar esta página via e-mail: