Disciplina - Arte

Relato: Abstracionismo / Cor

Nome do Autor: Maria Cristina Pereira
Instituição / Escola: Colégio Estadual Inez Vicente Borocz
Município / Estado: Curitiba - PR
Conteúdo: Movimento (Abstracionista) e Elemento Formal (Cor)
Série: 1º e 2º anos do Ensino Médio
Data enviada: 02 de setembro de 2009
Foi utilizado algum recurso do Portal? Sim, vídeos.
Nomes e links para os arquivos do portal:

ícone de acesso aos vídeos
Piet Mondrian



ícone de acesso aos vídeos
Tomie Ohtake



ícone de acesso aos vídeos
Wassily Kandinski







Relato

A partir do Movimento Abstracionista (1910), destacando suas duas fases, Geométrica e Informal, foram estudados os principais artistas, respectivamente: Wassily Kandinsky (o precursor), Piet Mondrian e os contemporâneos Manabu Mabe e Tomie Ohtake.
Desse modo, para preparar o desenvolvimento do conteúdo houve a comparação das formas resultantes das duas fases, relacionando-as por meio de imagens de obras de arte dos artistas citados, buscando a maturação do conhecimento, até chegar à parte prática ou produção do aluno. Por meio de vídeos de Wassily Kandinski, Piet Mondrian e Tomie Ohtake, disponibilizados na TV Multimídia, foram mostradas as obras mais significativas desse movimento, fazendo com que os educandos estabelecessem a relação necessária para estudar e entender o Movimento Abstracionista.
Em seguida, tiveram contato com algumas imagens impressas, fornecidas em sala e só então iniciou-se a produção prática. Para finalizar, cada discente desenvolveu duas pinturas dentro do movimento, uma de cada fase do Abstracionismo.
Simultaneamente foram estudados e analisados, também, elementos formais como cor.

Tempo para o desenvolvimento

Cinco aulas.

Material utilizado

Pintura feitas com lápis de cor, sobre papel sulfite A4.

Procedimentos Metodológicos

Foi sugerido que o papel sulfite fosse dividido ao meio, sendo que, do lado esquerdo, representou-se a Pintura Abstrata Geométrica e, do lado direito, a Pintura Abstrata Informal.

Considerações finais

Em artes não se avalia apenas o resultado final, mas todo o processo de criação. Sendo assim, foi possível verificar que, estando a teoria e a prática vinculadas seriamente ao conteúdo, o resultado foi eficiente, pois prendeu a atenção dos alunos, mantendo-os interessados em uma atividade do início ao fim, envolvendo-os no saber e no fazer.

Referências


PROENÇA, Maria das Graças Vieira dos Santos. História da Arte. São Paulo: Ática, 1998.
Livro Didático Público. Arte. Seed / Pr.


Fotos enviada pela Professora Maria Cristina Pereira


As fotos mostram o resultado dos trabalhos em uma exposição na escola, na qual os educandos puderam expor o histórico de sua produção a partir da temática trabalhada.
Pintura Abstrata criada por aluno. Pintura Policromática e monocromática feita por aluno.



Parede interna do colégio, revestida com trabalhos dos alunos.Pintura Policromática e monocromática feita por aluno.




Pinturas com cores quentes e frias, feitas por alunos.
Pinturas Abstratas feitas por alunos.

Paredes internas do Colégio, revestidas com trabalhos dos alunos.
Recomendar esta página via e-mail: