Disciplina - Arte

Claudio Seto

Foto de Claudio SetoO roteirista e desenhista Seto dedicou-se a diversos estilos de histórias, como de samurais, de terror, policiais e eróticas. Além dos enredos inovadores para a época, foi um dos pioneiros do estilo mangá no Brasil, através da revista O Samurai, publicada na década de 60 pela Edrel.

Trabalhou como editor num dos grandes sucessos da editora Grafipar, a revista Maria Erótica, personagem criada por ele ainda na Edrel. A publicação dos quadrinhos ocorria durante o governo militar e a maioria das histórias possuía teor erótico, ocorrendo problemas com a censura.

Seto foi jornalista, cartunista e agitador cultural em Curitiba. Um pouco desse multifacetado e carismático artista é apresentado no filme "O Samurai de Curitiba".

Seu nome verdadeiro era Chuji Seto Takeguma, mas também era conhecido como Claudio Seto ou simplesmente Seto. Descendente de uma família de samurais, aos nove anos de idade foi para o Japão, onde aprendeu sobre a cultura japonesa, inclusive o mangá.

No início da década de 60, voltou para Guaiçara. Arrumou emprego de desenhista numa fábrica de tecidos e começou desenhar histórias em quadrinhos para uma pequena editora. Na década de 70, mudou-se para Curitiba e foi convidado a participar da editora Grafipar, onde não só foi desenhista, mas também editor de alguns títulos.

Conseguiu reunir uma das melhores equipes de roteiristas e desenhistas já presentes numa editora brasileira, composta de veteranos e iniciantes que vieram a se tornar grandes nomes do mercado nacional. Trouxe para a editora uma personagem que criara na Edrel e que fez bastante sucesso, chegando a ter revista própria: Maria Erótica.

Claudio Seto é citado em várias obras de referência como uns dos artistas mais importantes da Grafipar e um dos melhores desenhistas brasileiros do período. Também trabalhou como jornalista e chargista, escreveu livros sobre a imigração japonesa, publicou lendas e fábulas do Japão, além de organizar os festivais da comunidade japonesa em Curitiba.

Seto faleceu no dia 16 de novembro de 2008.

Ícone PDF
Acesse em PDF




Fonte: www.osamuraidecuritiba.com.br . Acesso em janeiro de 2013. Todas as modificações posteriores são de responsabilidade dos autores.
Recomendar esta página via e-mail: