Disciplina - Arte

Relato: Expoentes da Arte Paranaense

Nome do Autor: Jaqueline Bellani
Instituição / Escola: Colégio Estadual Dom Orione – EFM
E-mail para contato: jaque.bellani@gmail.com
Município / Estado: Curitiba – PR
Conteúdo: Arte paranaense
Turma: 5ª à 8º série do EF
Data enviada: 17/05/2012
Foi utilizado algum recurso do Portal Dia-a-dia Educação? Não.


Relato


A Arte Paranaense foi escolhida como tema a ser trabalhado na Semana Cultural de Artes, como intuito de familiarizar nosso educando com os personagens que fazem parte da cultura artística paranaense e assim, reconhecer sua importância, o contexto histórico, suas influências e evolução.


Objetivos

  • Ampliar os conhecimentos do aluno, em relação à Arte Paranaense.
  • Levar o aluno a observar e a diferenciar obras de diferentes artistas e períodos.
  • Reconhecer os diferentes estilos.
  • Elaborar releituras a partir de obras de artistas selecionados.


Encaminhamentos Metodológicos


Como são inúmeros os artistas que se destacam no cenário artístico paranaense, vinte e dois foram escolhidos, pois este é o numero de turmas que a escola tem. Sendo assim, o trabalho foi realizado de forma a realizar uma espécie de retrospectiva da arte no Paraná, passando por vários nomes significativos da cultura artística paranaense.
Dessa forma, cada turma foi encarregada de pesquisar sobre um artista específico. Ao ser apresentado o nome do artista à turma, fez-se um breve histórico, apresentação de imagens com obras e técnica do artista ( pintura, escultura, literatura, gravura....), além do conteúdo que deveria conter no trabalho e sua forma de apresentação. As turmas foram divididas em grupos e deviam apresentar os itens abaixo numa cartolina:
  • biografia digitada do artista;
  • xerox ou impressão de uma obra;
  • releitura da obra escolhida.
Os trabalhos foram apresentados em forma de exposição, a qual permaneceu aberta para visitação da comunidade escolar. Durante a visitação de cada turma, o professor discorreu sobre a História da Arte Paranaense destacando as características dos artistas em questão.

Artistas escolhidos: Alfredo Andersen, Guido Viaro, Lange de Morretes, Miguel Bakun, Erbo Stenzel, Zaco Paraná, João Turin, De Bona, Alceu Chichorro, Juarez Machado, Poty, Eduardo Zimmermann, Mario Rubinski, Calderari, Franco Giglio, Andrade Lima, Dalton Trevisan, Helena Kolody, Paulo Leminski, Rogerio Dias, Dulce Osinski, Mazé Mendes, Carmen Carini, Lidia Saczkovski, Denise Roman, Luis Carlos Rettamozo.


Recursos didáticos

Para orientação da pesquisa e trabalho: livro didático público de arte, internet, apresentação do vídeo elaborado na TV Multimídia. Para apresentação dos trabalhos: cartolina, papel sulfite, xerox, releitura com técnica livre.


Conclusão

Os objetivos propostos nesta atividade, que era o de familiarizar o aluno com os personagens que fazem parte da cultura artística paranaense foram alcançados. Os alunos demonstraram interesse e se envolveram na realização dos trabalhos.
Durante a exposição, nas palestras realizadas com as turmas, foi possível sentir o orgulho e a apreensão dos grupos na espera de ouvir sua pesquisa, alguns comentavam que já haviam visitado museus de pintores que faziam parte da exposição, e no recreio bservaram e comentaram sobre os demais trabalhos expostos.


Referências


ícone PDF






Imagens enviadas pela Professora Jaqueline Bellani

Relato de atividade artistas paranaenses

Relato de atividade artistas paranaenses

Relato de atividade artistas paranaenses
Recomendar esta página via e-mail: