Disciplina - Arte

Hora-Atividade Interativa: Música na Escola


“Uma sociedade que ouve bem é capaz de decidir quais sons quer estimular e
quais deseja diminuir em sua paisagem sonora”. (Schafer, R. Murray 2009)

Esta Hora-Atividade Interativa (HAI) tem como objetivo refletir sobre a importância do ensino da Música nas escolas. Com a aprovação da Lei n. 1.1769/08 que insere a Música como conteúdo obrigatório no ensino na disciplina de Arte, é importante promover conversas, trocas de experiências entre os professores. Embora exista na legislação do país desde 1971 um espaço potencial para a Música (como conteúdo curricular no campo da Arte), seu ensino aconteceu de maneira desigual, dependendo de cada contexto, o que a distanciou muito das outras áreas do conhecimento. Dessa forma, a Lei n. 1.1769/08 representa uma importante conquista para a área. No entanto, é necessário buscar estratégias, uma vez que o modelo mais conhecido é o ditado pela mídia, que vê a música apenas como diversão e entretenimento. Discutir, dialogar e trocar experiências sobre práticas de sala de aula parece ser um caminho interessante para melhorar o ensino da Música nas escolas.

“Os conteúdos básicos para a disciplina de Arte estão organizados por área. Devido ao fato dessa disciplina ser composta por quatro áreas (artes visuais, música, teatro e dança), o professor fará o planejamento e o desenvolvimento de seu trabalho, tendo como referência sua formação. A partir de sua formação e de pesquisas, estudos, capacitação e experiências artísticas, será possível a abordagem de conteúdos de outras áreas artísticas.” (DEB, 2008, p.88)

Neste espaço, estão disponíveis recursos didáticos e de informação sobre o tema:


áudio
Áudios
simulador
Simuladores
Sugestão de LeituraSugestões
de leituras
pasta de vídeos
Vídeos
botão trecho de filme
Trechos
de filmes
ícone saiba mais
Saiba mais




ÁUDIOS





SIMULADORES





VÍDEOS





TRECHOS DE FILMES





OUTROS MATERIAIS

Sugestões de aulas - sites interessantes:


1.Revista Escola
Este sítio traz um panorama da música no Brasil, desde as manifestações indígenas do período colonial, até o mangue beat e as demais tendências da música atual. Enriquecido com interessantes fotos e arquivos de áudio.

2.Música na Escola
Aqui você pode acessar diversas aulas e coleções de aulas sobre Música na Escola. Você também pode acessar através do site do Portal do Professor onde encontrará aulas sobre outros temas interessantes.

3.Portal de Educação Musical do Colégio Pedro II
Portal de Educação Musical do Colégio Pedro II / RJ, patrocinado pela Petrobras, com diversos materiais sobre o tema.

Veja mais!


Recomendar esta página via e-mail: