Disciplina - Arte

Teatro do Oprimido

ícone entrevista
Parte I
| Parte II
Parte III

ícone trechos de filmes
Árvore do
Teatro do Oprimido



Sugestões de Atividades de Teatro
Sugestão de Atividade

Foto de Augusto Boal“Aquele que transforma as palavras em versos transforma-se em poeta; aquele que transforma o barro em estátua transforma-se em escultor; ao transformar as relações sociais e humanas apresentadas em uma cena de teatro, transforma-se em cidadão”. (Augusto Boal)



A solidariedade entre semelhantes é a parte medular do Teatro do Oprimido. Criado pelo teatrólogo brasileiro Augusto Boal, nos anos 70, busca não apenas conhecer a realidade,mas a transformá-la ao nosso feitio, a transformação da sociedade no sentido da libertação dos oprimidos. É ação em si mesmo, e é preparação para ações futuras.

Atualmente presente em mais de 70 países espalhados pelos cinco continentes, o Teatro do Oprimido (TO) é uma metodologia de trabalho político, social e artístico. É baseado na ideia que todo mundo é teatro, todos os seres humanos são atores, mesmo que não façam teatro. O ser humano carrega em si o ator e o expectador porque age e observa, e o também escritor, o figurinista e o diretor da própria peça, ou seja, da própria vida, pois escolhe como agir, o que vestir em cada ocasião e como se comportar.

O Teatro do Oprimido, de acordo com o próprio Boal, pretende transformar o espectador, com o recurso da quarta parede, em sujeito atuante, transformador da ação dramática que lhe é apresentada, de forma que ele mesmo, espectador, passe a protagonista e transformador da ação dramática. A ideia central é que o espectador ensaie a sua própria revolução sem delegar papéis aos personagens, desta forma conscientizando-se da sua autonomia diante dos fatos cotidianos, indo em direção a sua real liberdade de ação, sendo todos “espectadores”, ou seja, atores e espectadores da ação dramática e da própria vida.

Através da prática de jogos, exercícios e técnicas teatrais, procura estimular a discussão e a problematização de questões do cotidiano, fornecendo uma maior reflexão das relações de poder, através da exploração de histórias entre opressores e oprimidos. Os jogos propostos procuram desmecanizar o corpo e mente dos praticantes, alienados em tarefas repetitivas, e possuem regras como na sociedade, mas necessitam de liberdade criativa para que o jogo, ou a vida, não se transforme em obediência servil. São diálogos sensoriais que exigem criatividade e ajudam a desenvolver em pessoas de qualquer idade e profissão o sentido de humanidade criando possibilidades de observarem a si próprios.


Trechos do filme Augusto Boal e o Teatro do Oprimido:


Imagem do filme Augusto Boal e o Teatro do Oprimido
O que é espetáculo
Imagem do trecho do filme Augusto Boal e o Teatro do Oprimido
Teatro Jornal
Imagem do trecho do filme Augusto Boal eo Tetaro do Oprimido
Teatro Invisível
Imagem de um trecho do filme Augusto Boal e o Teatro do Oprimido
Teatro Fórum
Imagem de um trecho do filme Augusto Boal e o Teatro do Oprimido
Teatro Imagem









Fonte: BOAL, A. TEATRO DO OPRIMIDO. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005.
http://www.infoescola.com e http://ctorio.org.br. Acesso em 20 de agosto de 2013.
Todas as modificações posteriores são de responsabilidade dos autores da matéria.
Recomendar esta página via e-mail: