Disciplina - Arte

Sugestão de vivência teatral

O teatro é uma das formas de arte que se caracteriza pela representação com o corpo e voz por meio de cenas. O sentido das cenas é a imitação: da vida, de situações, de histórias reais ou textos literários...enfim, tudo pode ser imitado no teatro, desde que se tenha verdade, emoção e criatividade.
Alguns recursos auxiliam na construção dessa "verdade cênica": figurinos, cenários, músicas, iluminação, maquiagem e adereços. E é fundamental que se tenha um preparo no domínio de corpo e voz com treinos de improvisação e outras técnicas essenciais para o desenvolvimento do ator.

Para oportunizar aos alunos experimentarem um pouquinho o que é fazer teatro, vai aí uma proposta de atividade:

1- Divida a turma em grupos e entregue o texto de uma peça teatral ou um trecho à sua escolha.
2- Oriente a turma a combinarem como transformar da peça (ou trecho) recebida em uma cena de teatro. Aí vale a criatividade!
3- Peça aos alunos que escolham recursos cênicos para auxiliá-los na representação: músicas, figurinos, adereços (acessórios), objetos cênicos e/ou cenário, luz (podem usar lanternas com papel celofane, por exemplo) e maquiagem.
4- Propicie um espaço para que os alunos ensaiem a cena e depois marque uma data para que apresentem utilizando todo o material necessário para a apresentação das cenas.

Bom trabalho!

Juliana Cavassim - professora de teatro

Todas as modificações posteriores são de responsabilidade dos autores da matéria.
Recomendar esta página via e-mail: