Disciplina - Arte

O Teatro do lado de lá do mundo

Foto do teatro KabukiNo Oriente existem formas diferentes de fazer teatro, algumas delas são típicas do Japão, como o teatro Nô e o Kabuki. Tanto um como o outro são encenados da mesma forma há mais de mil anos. A natureza é o tema principal de suas peças, que também contam histórias
do folclore de seu povo. As roupas são muito bonitas e ricas, e os atores usam bastante maquiagem.
Como no teatro grego, só os homens podem atuar. Os papéis também são fixos e os atores estudam muito para representar seus papéis com perfeição. Quando uma pessoa vai assistir a uma peça Nô ou Kabuki, não vai para ver a história, que ela já sabe qual é, mas para ver o trabalho dos atores. Muitos deles representam um único papel a vida inteira.
Na Índia, o teatro está muito ligado à dança. Os atores também estudam muitos anos e dão especial atenção à expressão do corpo através dos gestos e do movimento de cada parte do corpo, até mesmo dos olhos.
No Oriente, é muito antiga a arte do teatro de sombras. Ela aparece em países como Egito, Turquia, China e Indonésia. Em uma sala escura, à luz de uma vela, de uma lanterna ou de uma lâmpada as sombras são feitas com as mãos ou mesmo com papéis e couro.



Fonte:Japanese Koto de Sadanobu III Hasegawa 1881-1963
VASCONCELOS, Luiz Paulo. Dicionário de Teatro.
www.canalkids.com.br
Todas as modificações posteriores são de responsabilidade dos autores da matéria.
Recomendar esta página via e-mail: