Disciplina - Arte

Rita de Cássia Pavão (1953-2006)

imagem da dançarina rita pavão.Nascida em 1953, Rita de Cássia Pavão tornou-se ao longos dos anos um dos nomes de maior expressão da dança moderna no Paraná. Iniciou seus estudos de balé aos cinco anos de idade, recebendo o apoio de seus pais que eram profissionais da área de Ciências Exatas. O pai era engenheiro e a mãe catedrática em Estatística.
Rita estudou dança na Universidade de San Diego, por seis anos, bacharelando-se em Belas Artes em Dança Moderna e Coreografia, na School of Performing Arts da United States International University. Nesse período, voltou a Curitiba, em 1977, e montou o grupo Esphera. Em 1977, coreografou para o Balé Teatro Guaíra os espetácilos C.B. On The Rock (música de Stuparik) e Let It Be. No ano seguinte, voltou aos Estados Unidos para concluir o mestrado.
Na década de 80, Rita Pavão criou um estúdio de dança moderna que levava seu próprio nome. Foi uma das academias mais conhecidas de Curitiba, em função das novidades que apresentava em dança e pela frequência de alunos das classes mais abastadas. O Studio Rita Pavão foi criado em 1981, fase mais atuante da carreira da bailarina, quando montou e apresentou diversos espetáculos na cidade. Rita ficou conhecida pelo seu pioneirismo na dança moderna do Paraná e como profissional com atuação definitiva para a difusão do gênero.
Em 1982 montou um grupo que reuniu não só bailarinos mas também atores, músicos, cantores e artistas plásticos: a União de Artistas Independentes Contemporâneos (Uaic), que tinha suas atividades voltadas para a pesquisa, dança e para o teatro experimental. Associou-se posteriormente ao bailarino Hugo Dellavale e voltou seus trabalhos ao balé clássico. Passou a dedicar-se ao aprimoramento acadêmico, cuja preocupação central era ligar dança à consciência corporal.
Nos últimos tempos de sua vida, desenvolveu um trabalho teatral e coreográfico no Espaço Cultural Glasser e dividia o seu tempo entre Curitiba e São Paulo, onde fazia nova pós-graduação. Rita Pavão faleceu em Curitiba, no dia 1º de agosto de 2006.


Fonte: www.parana-online.com.br acesso em outubro de 2011.
Recomendar esta página via e-mail: