Disciplina - Arte

Gêneros Teatrais

ícone máscara comédia
Comédia
ícone máscara tragédia
Tragédia
ícone máscara farsa
Farsa



Tragédia Clássica

Na tragédia, geralmente trabalham-se com temas homéricos nos quais os heróis possuem um destino traçado e sofrem ao confrontá-lo, sendo o sofrimento irrefutável. As tragédias inspiram "terror e piedade" no público que observam os heróis (pessoas justas, nobres e corajosas) caminharem sem temores para a desgraça ou morte.
Segundo Aristóteles, “É pois a tragédia imitação de uma ação de caráter elevado, completa e de certa extensão, em linguagem ornamentada e com várias espécies de ornamentos distribuídas pelas diversas partes do drama, imitação que se efetua não por narrativa, mas mediante atores, e que, suscitando o terror e a piedade, tem por efeito a purificação dessas emoções.” (ARISTÓTELES, 1966).
Prometeu
Prometeu Acorrentado - Ésquilo
Medéia
Medéia - Eurípedes
Édipo Rei
Édipo Rei- Sófocles
Antígona
Antígona - Sófocles






Comédia

A palavra comédia tem origem grega (komoidía, de kômos, que significa festa, e oidós, cantor) e, ao contrário da tragédia visa provocar risos no espectador. Geralmente, o tema trabalhado nas peças apresentam situações da vida cotidiana, e são explorados os exageros do comportamento humano, os ridículos e a crítica aos costumes da sociedade.
Minha mãe é uma peça
Minha mãe é uma peça




Farsa

A farsa é um gênero dramático cômico que se utiliza de personagens caricatos e excêntricos, além de mostrar situações exageradas. Na farsa não existe a preocupação com discussão de valores ou perturbação das relações sociais mesmo quando inspira-se em situações do cotidiano. A farsa simplesmente expõe as situações de forma burlesca, visando apenas o humor.
A Farsa
A Farsa




Fonte: Infopédia. Porto: Porto Editora, 2003-2011. Disponível em www.infopedia.pt
ARISTÓTELES, Poética, tradução, prefácio, introdução comentário e apêndices de Eudoro de Souza, Porto Alegre, Editora Globo, 1966, p. 74-75.
Recomendar esta página via e-mail: