Disciplina - Arte

Elementos do Teatro

NOS BASTIDORES
Uma peça teatral não é feita apenas pelos atores que aparecem no palco, outras pessoas também participam de uma peça e, mesmo que não apareçam, são fundamentais para que o espetáculo se realize.

Cenário
Cenografia
Figurino
Figurino
Iluminação
Iluminação
Maquiagem teatral
Maquiagem
Sonoplastia
Sonoplastia


Cenografia

Muito mais do que decoração e ornamentação, a cenografia é técnica, técnica de organizar todo o espaço onde as ações dramáticas são encenadas. A cenografia é parte importante do espetáculo, pois ela ambienta e ilustra o espaço/tempo materializando o imaginário e aproximando o público da representação. A cenografia cria e tranforma o espaço cênico.
O cenógrafo é aquele que cria o cenário.

link para vídeo sobre cenografia.
Cenário ou Cenografia?





voltar ao topo
voltar ao topo



Figurino
É um elemento importante da linguagem visual do espetáculo formado por, além das vestimentas, pelos acessórios. O figurino auxilia na compreensão do personagem, ele é carregado de simbologia e pode acentuar o perfil psicológico do personagem, objetivos e características da história. Os figurinos e acessórios utilizados em cena devem ser sempre coerentes com a época em que acontece a ação ou com o simbolismo que o diretor queira dar a ela.
O figurinista é o responsável pelas roupas e acessórios utilizados na peça teatral.

link para vídeo sobra figurino.
Figurino





voltar ao topo
voltar ao topo



Maquiagem
A maquiagem é parte da composição do espetáculo, é um instrumento fundamental que auxilia na criação do personagem e na transformação estética dos atores. O maquiador atua junto com toda a produção do espetáculo acompanhando sempre a concepção do mesmo, com vistas a ressaltar e/ou criar elementos que ressaltem aspectos importantes para a compreensão do personagem.
O maquiador é o responsável pela pintura do rosto ou do corpo dos atores e atrizes.

link para vídeo sobre maquiagem teatral.
Maquiagem de envelhecimento para teatro






voltar ao topo
voltar ao topo



Sonoplastia
A sonoplastia é um som ou conjunto de sons que auxilia a enfatizar as cenas e ou as emoções dos atores. O sonoplasta trabalha os elementos sonoros ajudando a envolver o público na construção de imagens e sensações. As músicas e sons utilizados devem estar intimamente ligados ao que acontece na cena, o sonoplasta deve estudar o texto e depois acompanhá-lo passo a passo.
O sonoplasta é aquele que compõe e faz funcionar os ruídos e sons de um espetáculo teatral.

voltar ao topo
voltar ao topo



Iluminação
A iluminação pode dar ênfase a certos aspectos do cenário, pode estabelecer relações entre o ator e os objetos, pode enfatizar as expressões do ator, pode limitar o espaço de representação a um círculo de luz e muitos outros efeitos. A iluminação é muito importante para o teatro, pois através dela podemos ambientar a cena e ampliar as emoções nela exploradas. É fundamental que o iluminador conheça bem o texto e as marcações cênicas determinadas pelo diretor do espetáculo.
O iluminador é aquele que concebe e planeja a colocação das luzes em uma peça teatral.

link para vídeo que ensina a fazer um rebatedor de luz caseiro.
Rebatedor caseiro






voltar ao topo
voltar ao topo



Fontes consultadas:
www.desvendandoteatro.com
museudoteatro.imc-ip.pt
Recomendar esta página via e-mail: