Disciplina - Arte

Relato: Abstracionismo

Nome do autor: Eliane Aparecida de Oliveira Hykavei
E-mail para contato: elianehykavei@brturbo.com.br
Instituição / Escola: Escola de educação Especial Anne Sullivan - Apae
Município / Estado: Guarapuava - PR
Conteúdo: Abstracionismo – Elementos estruturais ( cor, linha, forma)
Série: Ensino Fundamental e Educação Profissional

Justificativa

A arte está presente no mundo, desde o aparecimento do ser humano e surgiu com as primeiras manifestações gráficas, representadas nas paredes das cavernas. Numa linguagem própria, a arte precisa ser desenvolvida pela sensibilidade e capacidade das pessoas analisarem, selecionarem e sintetizarem tudo o que está a sua volta, proporcionando experiências estéticas, visuais, táteis e sonoras. Este projeto sistematiza propostas de trabalho para a produção de mosaicos, vitrais, pinturas em tela pintura em camisetas composições explorando as formas, textura, cores e luzes.

Objetivo Geral

  • Propiciar vivências que possibilitem a exploração e utilização dos elementos da linguagem visual, favorecendo a aprendizagem em todo o processo criativo através dos quais o conhecimento da arte é construído.

Objetivos Específicos

  • Proporcionar vivências significativas em arte, para que o aluno possa realizar produções individuais e coletivas;
  • Propiciar a valorização dos conteúdos de arte e a contextualização histórica;
  • Conhecer a diversidade da produção artística estabelecendo contato com imagens nos diversos meios de comunicação: tv, fotografias, slides cartazes e vídeos.

Conteúdos a serem desenvolvidos

  • Pintura Abstrata (figurativa abstrata e geométrica);
  • Os elementos estruturais da linguagem plástica: cor, linha, forma, textura ritmo, volume, etc;
  • As formas de representação: pintura em tela, pintura em tecido (pintura em camisetas), mosaico e vitrais;
  • Utilização de diferentes suportes e elementos para realização das produções.

Eixos de pesquisa do professor

Pesquisa do contexto Histórico pertinente ao momento artístico a ser estudado. (Abstracionismo).
Vida e obra dos artistas a serem trabalhados ( Kandinsk e Piet Mondrian).

Desenvolvimento e avaliação

Os conteúdos foram desenvolvidos durante o 1º trimestre em diferentes turmas que compreende o Ensino Fundamental e Educação Profissional. As aulas foram desenvolvidas primeiramente através de pesquisa do material (suportes e os elementos a serem utilizado nas produções para cada turma, em sequência apresentação de vídeos dos artistas, apresentação de imagens em PowerPoint das obras mais significativas do movimento a ser estudado (abstracionismo) análise da obra fazendo a relação entre pintura abstrata e figurativa, simultaneamente foram estudados os elementos formais como cor, linha e forma. Em seguida os alunos tiveram contato com imagens impressas, fichas das obras, livros e só então iniciou-se a produção prática, desenvolvendo diferentes composições (pintura em tela, pintura nas camisetas, confecção de vitrais e criação de mosaicos com diversos elementos (sementes, papel celofane, papel cartão, EVA, tecidos pedras, barbante, palitos e outros.
A avaliação aconteceu de forma contínua considerando os processos vivenciados pelos alunos durante as aulas e na realização de todas as atividades. Os alunos foram envolvidos em todo o processo de criação onde apreciaram e refletiram sobre o que mais gostaram nas composições produzidas (feedback), tornando assim a aprendizagem significativa. As fotos abaixo mostram o resultado dos trabalhos em uma exposição realizada na escola, na qual os alunos puderam expor sua produção a partir da temática trabalhada.

Considerações Finais

Durante a realização das atividades propostas constatou-se os avanços e as dificuldades apresentadas pelos alunos através de registros escritos, fotos, observações diárias, produções individuais e em grupo e exposição das atividades.
Podemos afirmar que o ensino de Arte nas escolas especiais é de suma importância como princípio integrador de todas as disciplinas do currículo, sendo uma das principais conexões para viabilizar a interdisciplinaridade como processo ensino aprendizagem como cita Cunha (2002, p. 25) “expressar não é responder a uma solicitação de alguém, mas mobilizar os sentidos em torno de algo significativo, dando uma outra forma ao que é percebido e ao que é vivido”

Referências

COLL, C.; TEBEROSKY, A. Aprendendo Arte: Conteúdos essenciais para o Ensino Fundamental. São Paulo: Ática, 1999.
FUSARI, M. R.; FERAZ , M. Metodologia do Ensino de Arte. 2ª Ed. São Paulo: Cortez, 1993.
PARANÁ, Secretaria de Estado da Educação. Diretrizes Curriculares da Educação Básica. Arte. Curitiba: Seed, 2009.
SOUZA, A.C. Coleção Novos Caminhos - Formação Continuada na Sala de Aula: Música, Movimento e Artes visuais. São Paulo: Difusão Cultural do Livro, 2006.
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