Sugestões de Leitura

TUCKER, William.
Editora Cosac Naify, 2012
Escrito sob a ótica de um artista, o escultor e professor inglês William Tucker, o livro examina o percurso da escultura moderna a partir das obras de Rodin, Brancusi, Picasso, Matisse, Degas, Duchamp e Tatlin, entre outros. Este livro analisa passo a passo as conquistas desses artistas, que se tornaram paradigmas da modernidade. (Fonte: Cosac Naify)
Palavras-chave: Escultura. Modernidade. Escultura Moderna. Rodin. Brancusi. Picasso. Matisse. Degas. Duchamp. Tatlin.

Leitura das obras pertencentes ao Acervo da Pinacoteca do CEP
Acesse o livro
BETTES, Maristela Della Giacoma; ARAÚJO, Adalice.
Imprensa Oficial do Paraná, 2002
Este material contem informações biográficas dos artistas e textos que revelam a importância do acervo do Colégio Estadual do Paraná. (Fonte: Colaboração de Maristela Della Giacoma Bettes)
Palavras-chave: História da Arte. Arte Paranaense. Arte Brasileira.

MANGE, Marlyn Diggs
Editora Martins Fontes, 2000
São poucas as possibilidades que os jovens têm de adquirir informações sistematizadas sobre a arte brasileira e uma nova visão histórica do seu desenvolvimento. Amplamente ilustrada e com uma linguagem simples e adequada ao público infanto-juvenil, esta obra proporciona um primeiro contato com a arte de nosso país. (Fonte: Livraria Cultura)
Palavras-chave: História da Arte. Infanto-juvenil. Arte Brasileira.

BARBOSA, Ana Mae
Editora Cortez, 1997
A obra estuda a influência de historiadores da arte, como Ernest Gombrich e Herbert Read, sobre a produção acadêmica brasileira desde os anos 80. (Fonte: Livraria Cultura)
Palavras-chave: Historiadores. Ernest Gombrich. Herbert Read. Arte brasileira. 1980.

NETO, Manoel J. de S. (Org.)
Editora Aos Quatro Ventos, 2004
Este livro descreve alguns aspectos da música (popular e erudita) do estado do Paraná. É um misto de coletânea de artigos, revista e documento histórico. Seus 80 artigos, escritos por 39 autores, demonstram a riqueza e a diversidade da música paranaense. (Fonte: Livejournal)
Palavras-chave: Música paranaense. Educação musical. Música popular. Música erudita.

GOMBRICH, Ernst Hans Josef
Editora LTC, 2000
Esse livro apresenta o mundo da arte, desde as pinturas rupestres da pré-história até a arte experimental contemporânea. O desenvolvimento da pintura e da escultura é tratado tendo como pano de fundo os sucessivos estilos de arquitetura. No livro, o autor usa a sua percepção da psicologia das artes visuais para fazer o leitor ver a história da arte como uma tela contínua e uma mudança de tradições, em que cada obra reflete o passado e aponta para o futuro. (Fonte: Livraria Cultura)
Palavras-chave: Pintura rupestre. Arte experimental contemporânea. Estilos de arquitetura. Tradição.

BARBOSA, Ana Mae
Editora Perspectiva, 2009
Esta é uma das obras mais significativas no domínio da didática das artes no Brasil. Sua proposta metodológica é consubstanciada na ideia que, além de uma pedagogia, é uma nova visão do papel das artes na cultura do homem contemporâneo. (Fonte: Livraria Cultura)
Palavras-chave: Arte-Educação. Leitura. Obra artística. Didática das artes no Brasil.

SALVADOR, Cesar Coll & TEBEROSKY, Ana
Editora Ática, 2000
Concebida a partir das mais recentes pesquisas na área educacional, esta coleção foi desenvolvida pelos conceituados educadores César Coll e Ana Teberosky, dois especialistas em didática e psicologia da aprendizagem e do ensino, com a colaboração de uma numerosa equipe de educadores brasileiros e estrangeiros. (Fonte: Livraria Cultura)
Palavras-chave: Ensino Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Conteúdos básicos.

ARNHEIM, Rudolf
Editora Thonson Pioneira, 1998
Esta obra instrumentaliza a experiência da apreciação artística a partir da inata capacidade humana de entender por meio do olhar e propõe-se a discutir qualidades da visão, objetivando fortalecê-las e dirigi-las. O autor preocupa-se em delinear o papel da atividade artística como principal instrumento de exploração da personalidade humana, e ressalta que os princípios do pensamento psicológico nele expressos provêm da teoria da Gestalt enquanto disciplina, que desde suas origens teve afinidade com a arte. (Fonte: Livraria Cultura)
Palavras-chave: Arte. Percepção visual. Psicologia.

FUSARI, Maria F. de Resende; FERRAZ, Maria Heloisa Correa de Toledo
Editora Cortez, 2006
Este livro trata do ensino e aprendizagem da arte, enfocados pelo prisma da educação estética e artística. As autoras, por meio de uma fundamentação teórico-metodológica, enfatizam o estudo da história da arte , da produção artística, da apreciação estética e da comunicação na sociedade. (Fonte: Livraria Cultura)
Palavras-chave: Educação estética. Educação artística. Metodologia da Arte. História da Arte. Apreciação estética.

OSINSKI, Dulce Regina Baggio
Editora Cortez, 2002
Este livro analisa os caminhos pelos quais se deu a evolução do ensino da arte, suas influências de ordem estética, pedagógica e filosófica, e as metodologias utilizadas ao longo do tempo. Traça um perfil da trajetória do pensamento educativo em arte. Inserido nos processos culturais e históricos, o conhecimento dos percursos do ensino da arte é fundamental para que hoje se possa pensar, ensinar e fazer arte com qualidade.
Palavras-chave: Educação estética. Educação artística. Metodologia do ensino da arte. Arte-Educação. História do Ensino da Arte.

AMARAL, Aracy Abreu
Editora Nobel, 2003
Utilizando documentos e depoimentos de época, o livro aborda um grande período a partir das tendências e circunstâncias que condicionam os movimentos artísticos ou expressões individuais de preocupação com o social nas artes plásticas no Brasil.
Palavras-chave: Arte brasileira. Movimentos artísticos. Sociologia da arte.

BARBOSA, Ana Mae
Editora Perspectiva, 2010
O livro confirma a importância da contribuição do estudo da Arte-Educação para a reflexão acerca do ensino de arte na escola nova brasileira e das profundas transformações que sua didática vem sofrendo nos últimos anos. A autora aborda as ideias e os propósitos dominantes na educação pela arte no Brasil, no segmento de tempo que formou as bases de apreensão atual da pedagogia artística, em função da qual se pode avaliar a adequação dos métodos utilizados, a natureza dos objetivos propostos, e inferir o caminho a ser seguido na sua renovação.
Palavras-chave: Arte-educação. Escola Nova brasileira. Didática. Pedagogia artística.

Acesse o livro
COUTINHO, Laura Maria
Universidade de Brasília, 2006
Material do Curso técnico de formação para os funcionários da educação, que aborda a importância do desenho e da pintura no processo civilizatório: as grandes escolas de artes plásticas; o rádio e a massificação informativa; a fotografia (teoria e prática); o cinema (produção e consumo); o vídeo (produção e uso educativo); as rádios e televisões educativas; a interação entre a escola e a mídia (leitura crítica das mensagens).
Palavras-chave: Escola. Arte. Audiovisual. Fotografia. Cinema. Televisão. Rádio.

Acesse o trecho
FERNANDES, Iveta Maria Borges Ávila
Editora Cultura Acadêmica, 2010
Fruto de pesquisas dos participantes do projeto Tocando, Cantando,... fazendo música com crianças, este livro apresenta grande variedade de material didático, criado e experimentado em sala de aula pela equipe escolar de cada escola (na qual está incluso o pesquisador de música) de Educação Infantil e/ou de Ensino Fundamental I. Reúne diversidade de jogos, materiais didáticos, composições musicais, visando desenvolver conhecimentos em música e ensino de música. O livro, ricamente ilustrado, é complementado por um CD-ROM que além de oferecer matrizes para que o jogo ou material didático seja construído, traz também vídeos e composições musicais feitas nas escolas.
Palavras-chave: Música. Brincadeiras musicais. Música na escola. Ensino da música.

Acesse o trecho
BOLOGNESI, Mario Fernando
Editora Cultura Acadêmica, 2009
Este livro apresenta, em forma de catálogo, documentação iconográfica e escrita, alguns circos brasileiros e seus palhaços. De outubro de 1997 a julho de 2000 foram visitados diversos circos, em várias regiões do país, com o objetivo de documentar o universo dos palhaços, dentro e fora do picadeiro. Além do resgate do seu repertório cênico (entradas, esquetes, comédias e dramas), foram incluídos neste registro os recursos materiais dos circos (pequenos e grandes), os palhaços no circo-teatro, os palhaços de palco, os tapa-buracos dos circos grandes, o papel do palhaço nos espetáculos dos pequenos circos, a quantidade e qualidade do repertório encenado, as opiniões dos artistas acerca da profissão etc.
Palavras-chave: Circos brasileiros. Companhias circenses. Circo-teatro.

FERREIRA, Martins
Editora Contexto, 2011
Esta obra de Martins Ferreira, foi desenvolvida com o intuito de capacitar o professor na utilização deste surpreendente veículo de comunicação que é a música. Com exercícios e muitos exemplos práticos, este livro serve como um guia para atividades com música desenvolvidas em todas as disciplinas. Da ópera às canções populares, de Beethoven a Waldick Soriano, o autor não teme em ousar, apresentando exemplos que envolvam todos os gêneros musicais para achar as melhores soluções direcionadas à cada área do conhecimento. Fundamental para professores e educadores que desejem trazer a criatividade e o prazer musical para a sala de aula, ampliando o horizonte de seus alunos e garantindo um aprendizado mais criativo e duradouro.
Palavras-chave: Educação. Formação de professores. Música.

Acesse o trecho
BARRETO, Débora
Editora: Autores associados, 2008
Nesse livro, a autora parte das suas próprias experiências, buscando a compreensão dos fenômeno que envolve a corporeidade e a expressividade humana, investigando o sentido do dançar. Numa análise mais profunda, apresenta sua concepção estética de educação apoiada em diversos autores contemporâneos. Pontua, com muita criatividade, aspectos inerentes à formação humana e, numa abordagem fenomenológica, interpreta os discursos, reduzindo o fenômeno à sua essência: dá-nos o sentido do dançar, o seu significado para o desenvolvimento humano. Com sua escrita, faz mais do que nos apresentar a dança, incita-nos a experienciá-la.
Palavras-chave: Dança. Educação. Estética. Sentidos. Sensações.

MARQUES, Isabel A.
Editora Cortez, 2003
O livro aborda práticas de dança na escola, com discussão sobre projetos de dança, curso de formação de professores, temas transversais; reflexões sobre a dança na educação, com ênfase no papel do corpo na dança, a dança criativa e o multiculturalismo no mundo atual, e discussões com base na história da dança, passando por Merce Cuningham e Robert Dunn.
Palavras-chave: Ensino da dança. Dança criativa. História da dança.

PROENÇA, Graça
Editora Ática, 2005
O livro apresenta os assuntos didaticamente desenvolvidos e traça um amplo panorama da pintura, escultura, arquitetura e da fotografia do Ocidente. As imagens são sempre acompanhadas de comentários que auxiliam o leitor na compreensão de seu significado estético e de seu sentido histórico; Informações complementares sobre técnicas usadas na pintura, na escultura e na arquitetura enriquecem a abordagem dos temas. Inclui ampla abordagem da história da arte brasileira.
Palavras-chave: Arte Ocidental. História da Arte Brasileira. Técnicas na Arte.

LABAN, Rudolf
Summus Editorial, 1978
Primeira obra publicada no Brasil com os estudos de Rudolf Laban. Organizado por Lisa Ullmann, este livro explora relacionamento entre as motivações interiores do movimento e o funcionamento exterior do corpo. Contém ainda numerosos exercícios e uma seleção de cenas mímicas que se destinam à sensibilização intelectual, emocional e física.
Palavras-chave: Dança. Movimentos do corpo. Representação.

Vários autores
O Tambor de Crioula é uma forma de expressão de matriz afro-brasileira que envolve dança circular, canto e percussão de tambores. Seja ao ar livre, nas praças, no interior de terreiros, ou associado a outros eventos e manifestações, é realizado sem local específico ou calendário pré-fixado e praticado especialmente em louvor a São Benedito.

Acesse o Dossiê

Vários autores
Esse trabalho apresenta subsídios para fundamentar o importante papel sociocultural da manifestação do frevo como um dos elementos primordiais do carnaval popular e como patrimônio cultural brasileiro.

Acesse o Dossiê

Acesse o trecho
LIBERMAN, Arnoldo
Editora Autêntica, 2010
Livro de Arnold Liberman, profundo conhecedor da vida e da obra de Gustav Mahler, não é exatamente uma biografia convencional. Ele é um relato vivo e apaixonado, uma sinfonia composta por Liberman, cujos movimentos orquestram a vida de Mahler na Viena onde passou a maior parte dos seus anos e onde morreu precocemente aos 50 anos. (Fonte: Livraria Saraiva)
Palavras-chave: Música. Gustav Mahler. Compositor. Música erudita. Sinfonia.

NAPOLITANO, Marcos
Editora Autêntica, 2005
O Brasil é, sem dúvida, uma das grandes usinas sonoras do planeta e um lugar privilegiado não apenas para ouvir música, mas também para pensar a música. Tem sido a intérprete de dilemas nacionais e veículo de utopias sociais; canta o futebol, o amor, a dor, um cantinho e um violão. Apoiado em sólidas bases teóricas, Marcos Napolitano faz uma análise histórica das diversas vertentes musicais e culturais que construíram a música popular brasileira, em suas diversas formas, gêneros e estilos.
Palavras-chave: Música. História da música. Música brasileira.

HAUSER, Arnold
Martins Editora, 2000
O valor desta obra consiste, principalmente, no fato de que Hauser, fundamentado em um conhecimento preciso de fontes e literatura especializada, reúne resultados excepcionalmente claros da sociologia da arte, da música e da literatura. (Fonte: Livraria Cultura)
Palavras-chave: Sociologia da Arte. Sociologia da Música. Sociologia da Literatura.

História da Dança
LANGENDONCK, Rosana VanEste trabalho relaciona na linha do tempo a História da Dança, desde as danças primitivas até a dança contemporânea.


RICHTER, Ivone
Editora Mercado de Letras, 2003
Este livro versa sobre o ensino intercultural das artes visuais na escola e é constituído por dois eixos principais - a multiculturalidade no Brasil e a estética feminina do cotidiano. Discute tendências contemporâneas internacionais sobre educação intercultural e sobre o ensino das artes visuais. (Fonte: Livraria Cultura)
Palavras-chave: Interculturalidade. Multiculturalidade. Estética feminina. Ensino das Artes Visuais.

NUNES, Benedito.
Editora Ática, 1991
O livro analisa as obras dos principais filósofos que criaram as bases da filosofia da arte contemporânea. (Fonte: Livraria Cultura)
Palavras-chave: Filosofia da Arte Contemporânea. Filósofos. Estética.

BOAL, Augusto
Editora Civilização Brasileira, 2009
Todo mundo atua, age, interpreta. Somos todos atores. Teatro é algo que existe dentro de cada ser humano, e pode ser praticado na solidão de um elevador, em frente a um espelho, no Maracanã ou em praça pública para milhares de espectadores. Em qualquer lugar, até mesmo dentro dos teatros. (Fonte: Livraria Cultura)
Palavras-chave: Jogos teatrais. Teatro do Oprimido. Atores. Teatro.

REVERBEL, Olga
Editora Scipione, 1993
Esta obra apresenta vários jogos teatrais e dramáticos adaptados às diferentes faixas etárias, os quais favorecem, entre outros aspectos, o relacionamento, a espontaneidade, a imaginação e a percepção das crianças de ensino fundamental. (Fonte: Cia do Livro)
Palavras-chave: Jogos teatrais. Atores. Teatro.

BARBOSA, Ana Mae (Org.)
Editora Perspectiva, 2008
A autora organizou uma série de pesquisas sobre o período de 1930 a 1948, carente de estudos consistentes e específicos na área da arte/educação. Dessa maneira, o livro é um convite à descoberta de um período não muito conhecido. Nele, figuram o movimento da Escola Nova, os combates e a resistência contra duas ditaduras e seus impactos, bem como o envolvimento de grandes protagonistas do modernismo, caso de Mário de Andrade, Anita Malfatti e Theodoro Braga.
Palavras-chave: Arte-Educação. Escola Nova. Ditadura. Mário de Andrade. Anita Malfatti. Theodoro Braga.

JAPIASSU, Ricardo
Editora Papirus, 2001
O livro constitui referência bibliográfica relevante para profissionais da educação interessados em discutir e resgatar o papel e o espaço das diferentes linguagens artísticas, além de fornecer um guia de atividades que pode ser utilizado em sala de aula e para grupos. (Fonte: Livraria Cultura)
Palavras-chave: Atores. Jogos teatrais. Teatro.

SQUEFF, Enio; WISNIK, José Miguel
Editora Brasiliense, 1982
Como fazer uma pesquisa para falar do nacional-popular sem repor a relação de autoridade? Primeiro, não definir a cultura nacional-popular: tomar esse caminho levaria, certamente, a cair na armadilha do próprio conceito. O nacional-popular é essa unidade que destrói as diferenças culturais e impedem a identificação do indivíduo à sua classe, raça e etnia. As pesquisas de Filosofia, Música, Literatura, Artes Plásticas, Teatro, Cinema e Televisão, tão diversas quanto são as áreas da cultura e a formação de cada autor, partem de um solo comum: em vez de colaborar para a construção do conceito de cultura nacional-popular, os pesquisadores passam a limpo a própria história, pensando sobre a própria condição de ser intelectual num país de características tão peculiares quanto o nosso.
Palavras-chave: Música. História da música. Música brasileira.

SCHAFER, Murray
Unesp, 1991
Neste livro, o autor oferece uma visão dos fenômenos musicais, em que cabe uma gama de sonoridades que compreende, entre outros, o ruído estridente das metrópoles, os sons da neve, das folhas, dos sinos, dos elementos primordiais - terra, fogo, água e ar -, os sons antigos já perdidos, e até mesmo o silêncio dos lugares distantes e esquecidos. (Fonte: O Livreiro)
Palavras-chave: Experiência acústica. Fenômenos musicais.Sonoridade. Som.

WISNIK, José Miguel
Editora Companhia da Letras, 1999
Este livro pode ser lido como um guia, que se apoia constantemente em dois elementos básicos: o recurso à experiência acústica concreta e à comparação com as outras estruturas produtoras de sentido (a língua, o mito, a sociedade). Apresenta "uma rede de questões (das físico-acústicas às estritamente ideológicas) que dificilmente se encontrariam, com tamanha complexidade, nos textos especializados". Lançado há dez anos, em 1989, O som e o sentido inclui agora um CD no lugar da antiga fita cassete. (Fonte: Livraria Cultura)
Palavras-chave: Guia musical. Experiência acústica. Estruturas produtoras de sentido. Som. Sentido.

ZAGONEL, Bernadete
Editora instituto Memória, 2008
Esse livro mostra ao leitor que toda e qualquer música pode ser entendida e apreciada apenas sendo ouvida, inclusive a música clássica que costuma causar resistência nas pessoas. A autora afirma que é comum apreciarmos uma música sem conhecer suas estruturas, sem saber o que há dentro dela e que por meio de uma escuta concentrada e dirigida, é possível desvendar muito do que está escondido e que isso levará a uma maior satisfação em ouvir, além de auxiliar na construção do conhecimento musical.
Palavras-chave: Música clássica. Estrutura musical. Escuta dirigida. Conhecimento musical.