Disciplina - Arte

4298 - Contribuição negra à arte brasileira

Prática: 4298
Professor: Ines Kiyomi Koguissi
Estabelecimento: CE Barão do rio Branco - 8ª série
Município: Assaí
NRE: Cornélio Procópio
E-mail: inesmorikawa@seed.pr.gov.br
Conteúdo Básico: Arte Latino-americana
Conteúdo Específico: Contribuição negra à Arte brasileira

 Justificativa


No Brasil, 20 de novembro é a data que se comemora o dia da Consciência Negra. Quando se fala na contribuição dos negros à cultura brasileira, logo se pensa na música e nos fenômenos a ela relacionados, como os desfiles de escola de samba e o Carnaval. Dificilmente se lembra das artes plásticas. Mas há um grupo de artistas que participaram de exposições como "Negros Pintores", realizada em São Paulo no Museu Afro Brasil. Nesse contexto, se faz necessário na aula de Arte trabalhar esse tema para que os nossos alunos conheçam a produção desses artistas, com uma produção peculiar da sua cultura.

Pensando nos encontros e nas diferenças culturais existentes na comunidade escolar, e sabendo que devemos considerar as relações humanas com seus pares, a presente prática visa contemplar o desenvolvimento de um trabalho interativo com base no respeito às diferentes culturas. Ainda, o tema multiculturalidade está em consonância com as Diretrizes Curriculares de Arte do estado do Paraná, que destaca a educação para as diferenças, promovendo uma educação mais reflexiva, tornando os alunos mais conscientes de seu papel como intérpretes culturais.

Metodologia


- Apresentação da imagem do pintor Wilson Tibério, na TV Multimídia, com o intuito de promover a discussão entre os alunos sobre o que se vê: tema, cor, forma e personagens.

- Atividade 1: Qual música, ou, quais sons, poderiam representar essa cena? Em grupo, os alunos devem produzir uma composição sonora e, posteriormente, apresentar suas criações.

- Atividade 2: Continuando no mesmo grupo, os alunos utilizarão a linguagem teatral ou corporal para representarem a cena apresentada na pintura de Wilson Tibério.

- Apresentação de mais imagens na TV Multimídia, dos pintores Benedito José Tobias e Emmanoel Zamor. Discutir sobre pontos em comum e diferenças entre as imagens apresentadas.

- Procurar outros sites e outras imagens que abordem o tema.

- Debater em sala a respeito da importância da contribuição da arte dos negros à formação da nossa cultura.

- Produção plástica individual do aluno que represente a cultura dos negros, sob seu olhar e vivência.

- Fotografar a produção de cada aluno e apresentar na TV Multimídia, para apreciação e socialização na sala de aula. Promover e registrar as considerações finais da turma.

Recursos


ícone com link para a imagem subúrbio carioca
Wilson Tibério



ícone imagensícone com link para imagem abigail
Benedito José Tobias



ícone com link para a imagem cinco moças de graratinguetá.
Emmanoel Zamor





Referências


BRASIL, Leis, decretos, etc. Lei n. 10639/03: Lei de diretrizes e bases da educação nacional, LDB. Brasília, 2003.
BRASIL, Leis, decretos, etc. Lei n. 11645/08: Lei de diretrizes e bases da educação nacional, LDB. Brasília, 2008.
MASON, Rachel. Por uma educação multicultural. Campinas: Mercado das letras, 2001.
PARANÁ, Secretaria de Estado da Educação do. Diretrizes Curriculares da Educação Básica – Arte. Departamento de Educação Básica. Seed. Curitiba, 2008.
RICHTER, Ivone Mendes. Interculturalidade e estética do cotidiano no ensino de artes visuais. Campinas: Mercado das letras, 2003.
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