2717 - Pintura Afro
Prática: 2717Professor: Marinalva Leonardo Matsuo
Estabelecimento: CE Francisco G. de Lima - 8ª série
Município: Toledo
NRE: Toledo
E-mail: mlmatsuo@seed.pr.gov.br
Conteúdo Básico: Bidimensional
Conteúdo Específico: Pintura Afro
Justificativa
Comemorar o 20 de novembro – Dia da Consciência negra, dedicando o mês de novembro para debater e refletir sobre as diferenças raciais e a importância de cada um no processo de construção de nosso país, estado e comunidade. Com este trabalho se espera que a consciência e valorização do ser humano ultrapasse as fronteiras da forma e da cor que até então poderia simbolizar preconceito e racismo. A utilização da tecnologia (TVmultimídia e o Laboratório de Informática), como recurso pedagógico, foram importantes para o desenvolvimento do trabalho e facilitar a aprendizagem.
Metodologia
1 aula - em sala
Sensibilização: Os estudantes foram recepcionados em sala ao som da música “Mas que nada” Black Eyed Peãs feat, Sérgio Mendes. Após o término da música, foi feita explanação do conteúdo a ser trabalhado: a mulher negra representada pelo artista brasileiro e por artistas africanos.
- Será que existe diferença na maneira de representar a mulher negra no Brasil e na África?
Foi apresentado o vídeo: Grandes Mestres – Di Cavalcanti. Na sequência, a apresentação do vídeo: pintura africana.
Em seguida, os estudantes puderam tecer seus comentários e perceberam que, na maioria das vezes, as mulheres negras no Brasil eram representadas com certo exagero nas formas: seios, bumbuns, bocas, e fartas, enquanto que as mulheres africanas mais esguias – magras, acinturadas e com seios grandes, mas bem-feitos.
(2 aulas): (Laboratório de informática)
Os alunos visualizaram mais pinturas africanas e pinturas brasileiras. Escolheram uma das obras.
(6 aulas): (em sala)
A turma foi organizada em duplas e, utilizando papel kraft, lápis para desenho, tinta guache e pincéis, puderam então produzir painéis de 120 cm por 80 cm.
Os painéis foram expostos na escola para fruição de toda a comunidade escolar.
A avaliação aconteceu durante todo o trabalho, desde a participação em sala, pesquisa no laboratório de informática e desenvolvimento da técnica de desenho e pintura. Percebeu-se o encantamento dos alunos durante todo o processo.
Imagens sugeridas: Mulheres com Frutas, Subúrbio carioca, Abigail, Cinco moças de Guaratinguetá e Mulher da Tribo Ndebele.
Recursos

Grandes Mestres - Di Cavalcanti

Mulheres com Frutas

Subúrbio carioca

Abigail

Cinco moças de Guaratinguetá

Mulher da Tribo Ndebele
Referências
PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Departamento de Ensino médio. LDP: Livro Didático Público de Arte. Curitiba, 2006.