Disciplina - Arte

2717 - Pintura Afro

Prática: 2717
Professor: Marinalva Leonardo Matsuo
Estabelecimento: CE Francisco G. de Lima - 8ª série
Município: Toledo
NRE: Toledo
E-mail: mlmatsuo@seed.pr.gov.br
Conteúdo Básico: Bidimensional
Conteúdo Específico: Pintura Afro

Justificativa


Comemorar o 20 de novembro – Dia da Consciência negra, dedicando o mês de novembro para debater e refletir sobre as diferenças raciais e a importância de cada um no processo de construção de nosso país, estado e comunidade. Com este trabalho se espera que a consciência e valorização do ser humano ultrapasse as fronteiras da forma e da cor que até então poderia simbolizar preconceito e racismo. A utilização da tecnologia (TVmultimídia e o Laboratório de Informática), como recurso pedagógico, foram importantes para o desenvolvimento do trabalho e facilitar a aprendizagem.

Metodologia


1 aula - em sala
Sensibilização: Os estudantes foram recepcionados em sala ao som da música “Mas que nada” Black Eyed Peãs feat, Sérgio Mendes. Após o término da música, foi feita explanação do conteúdo a ser trabalhado: a mulher negra representada pelo artista brasileiro e por artistas africanos.
- Será que existe diferença na maneira de representar a mulher negra no Brasil e na África?
Foi apresentado o vídeo: Grandes Mestres – Di Cavalcanti. Na sequência, a apresentação do vídeo: pintura africana.
Em seguida, os estudantes puderam tecer seus comentários e perceberam que, na maioria das vezes, as mulheres negras no Brasil eram representadas com certo exagero nas formas: seios, bumbuns, bocas, e fartas, enquanto que as mulheres africanas mais esguias – magras, acinturadas e com seios grandes, mas bem-feitos.
(2 aulas): (Laboratório de informática)
Os alunos visualizaram mais pinturas africanas e pinturas brasileiras. Escolheram uma das obras.
(6 aulas): (em sala)
A turma foi organizada em duplas e, utilizando papel kraft, lápis para desenho, tinta guache e pincéis, puderam então produzir painéis de 120 cm por 80 cm.
Os painéis foram expostos na escola para fruição de toda a comunidade escolar.
A avaliação aconteceu durante todo o trabalho, desde a participação em sala, pesquisa no laboratório de informática e desenvolvimento da técnica de desenho e pintura. Percebeu-se o encantamento dos alunos durante todo o processo.
Imagens sugeridas: Mulheres com Frutas, Subúrbio carioca, Abigail, Cinco moças de Guaratinguetá e Mulher da Tribo Ndebele.

Recursos


ícone com link para vídeo - Di Cavalcanti.
Grandes Mestres - Di Cavalcanti



ícone para imagem mulheres com frutas
Mulheres com Frutas



ícone com link para a imagem subúrbio carioca.
Subúrbio carioca



ícone com link para imagem abigail.
Abigail



ícone com link para a imagem cinco moças de graratinguetá.
Cinco moças de Guaratinguetá



ícone com link para imagem Mulher da Tribo Ndebele.
Mulher da Tribo Ndebele





Referências


PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Departamento de Ensino médio. LDP: Livro Didático Público de Arte. Curitiba, 2006.
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