Disciplina - Arte

Harpa

Harpa - trajetória e história
A harpa é um dos primeiros instrumentos musicais citados desde a criação do mundo. A 7ª geração de Adão já tocava esse instrumento. Temos a citação de Davi (um pastor de ovelhas que, após a unção do profeta Samuel, tornou-se rei em Israel) tocando harpa para acalmar a angústia do rei Saul - considerada a 1ª atuação em musicoterapia.
Referências históricas da harpa são datadas de 3200 a.C - fragmentos de um vaso, retratando duas pequenas harpas, tocadas por dois músicos que antecedem um personagem real - e foram encontradas em Bysmaia (antiga cidade de Adab). Atualmente, estão no Museu Arqueológico de Istambul (antiga Constantinopla), na Turquia.
Outra placa de pedra entalhada tem um músico barbado, em pé, segurando uma harpa. Datada de 3000 a.C., a peça está no Instituto Oriental da Universidade de Chicago, EUA.
Por muitos séculos, a harpa foi um instrumento solista em mãos de trovadores, com canções que relatavam feitos históricos do passado, lançando, assim, a iniciativa e semente para as rebeliões, daí porque era um instrumento perseguido pelas realezas. Também por ser instrumento com tons e semitons naturais (diatonia), a harpa desapareceu do cenário musical, havendo algumas súbitas aparições na ópera italiana do século XVII, fazendo apenas o acompanhamento melódico de óperas.

ícone com link para acesso a imagem da harpa.
Instrumentos musicais - Harpa
ícone com link para acesso ao vídeo sobre a harpa.
Instrumento com estilo
ícone com link para acesso ao som da harpa.
Harpa




Fonte: //bbel.uol.com.br/ acesso em 04/05/2011.
Todas as modificações posteriores são de responsabilidade do autor da matéria.
Recomendar esta página via e-mail: