Disciplina - Arte

Pífano

ícone com link para imagem do pífano.
Instrumentos musicais - pífano


ícone com link para vídeo sobre o pífano.
Instrumento com estilo
Pífano, Pífaro ou simplesmente Pife. Ou se preferir em inglês: Fife. O nome varia de acordo com a região e descendência, mas é assim que é conhecida essa pequena flauta transversal semelhante a um Flautim, porém com um som mais intenso. Originalmente, eram feitos de materiais encontrados nas matas como bambu, taquara, taboca até ossos. Normalmente, possuem sete furos, sendo um para o sopro e seis para digitação das notas.
Assim como outros instrumentos de sopro, o tamanho do Pífano varia de acordo com sua afinação, podendo ter aproximadamente 25 cm para o tom de Dó e 45 cm para o tom de Sol, por exemplo. Sua abrangência é de duas oitavas, controladas através da intensidade do sopro.

Um pouco de história

A origem do pífano ainda é discutida e muito controversa. Alguns historiadores afirmam que o pífano é originário da Suíça enquanto outros afirmam ser um instrumento indígena, de raízes nordestinas. De fato foi um instrumento muito utilizado em bandas militares.
Há registros de que o pífano tenha surgido no século XIV e disseminado pela Europa. Na Suíça, os pífanos são muito populares e são o maior símbolo do carnaval de Basiléia (como o tamborim é para o carnaval brasileiro), onde a entrada da banda de pífanos acontece na praça às 4h da madrugada.
Independente de sua origem ser nacional ou não, o pífano foi introduzido, absorvido e adaptado, tornando-se parte integrante da cultura nordestina brasileira. É um instrumento muito comum nessa região, utilizado para animar festas e eventos.
Temos na história nacional grandes personalidades que ajudaram a consagrar a presença do pífano em nossa cultura, como João do Pife, que lidera a banda de pífanos Dois Irmãos, fabricante de seus próprios pífanos, e a Banda de Pífanos de Caruaru, que marcou a inserção do estilo musical na indústria fonográfica nacional quando fez parte da trilha sonora dos filmes "Terra sem Deus" e "Faustão” na década de 70.
Atualmente, o pífano vem passando por um grande momento de redescoberta e experimentalismo musical, se apresentando em diversos movimentos de música contemporânea.



Fonte: www.pifanosras.co.cc/ acesso em 06/05/2011.
Todas as modificações posteriores são de responsabilidade do autor da matéria.
Recomendar esta página via e-mail: